Exposição Genesis de Sebastião Salgado

IMG_1846Uma pausa nos posts da viagem para falar da exposição de Sebastião Salgado, Genesis, que visitei ontem no Royal Ontario Museum (ROM). Já falei desse museu aqui.

Aproveitei um desconto do Groupon e comprei o ingresso para ver a exposição que está lá desde maio e ficará até o dia 2 de setembro. Estava louca para ir mas nunca dava certo, ontem deu.

O Jaime ficou com as meninas e fui sozinha. Gente é simplesmente maravilhosa! Super recomendo se você mora ou está visitando a cidade. A exposição está incluída no preço do ingresso normal. Nessa nova fase do fotógrafo ele capturou paisagens, animais e comuninades que ainda preservam tradições ancestrais. Nada daquele sofrimento que ele costumava capturar e que me deixava tão triste e com um nó na garganta.

Aqui a exposição está dividida em 2 partes, uma no 4° outra no 3° andar. Minha dica é visitar primeiro o 4° andar e ver o video de Sebastião Salgado falando de como nasceu o projeto Genesis e só depois olhar as fotos. Para resumir: depois de trabalhar por tanto tempo na África convivendo com tanto sofrimento ele começou a morrer por dentro. Decidiu parar de fotografar e voltou a fazenda onde nasceu e cresceu no Brasil, voltou as origens. Lá ele e a esposa começaram um projeto de restauração da floresta da região.  Em alguns anos a floresta renasceu e ele também, com isso surgiu a idéia do projeto Genesis. O objetivo dele é mostrar um mundo intocado pelo homem, natural e preservado, ou seja,  retratar o começo de tudo. Achei muito emocionante.

A única foto que “mostra” a interferência do homem é a que tem um elefante do mar virado para trás e ele está refletido nos olhos do animal.

IMG_1841

Tinha lido que não era permitido fotografar a exposição mas lá não tinha nenhuma placa proibindo e vi muitas pessoas fotografando, como não levei a máquina usei o celular para registrar o momento.

  IMG_1840IMG_1845IMG_1843

Se quiser comprar algum souvenir da exposição o gift shop do ROM tem algumas opções. O livro está mais barato no Amazon do que no ROM e se você decidir comprar, usando esse link eu ganho uma pequena comissão.

Amei Genesis. Saí de lá cheia de inspiração 🙂 Natureza e paisagens é o tipo de fotografia que eu mais gosto. Depois ainda dei uma passadinha na exposição Mesopotâmia que acabou de abrir e é bem legalzinha também (mas essa não está incluída no ingresso normal e é preciso pagar um extra – visite meu post sobre o ROM para maiores informações).

Genesis pelo mundo

No momento, além de Toronto, a exposição pode ser vista nas seguintes cidades:
Rio de Janeiro – Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, até dia 26 de agosto de 2013. Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008

São Paulo – A mostra abrirá a partir do dia 11 de setembro de 2013, no Sesc Belenzinho. Endereço: Rua Padre Adelino, 1000

LondresNatural History Museum, até 8 de setembro de 2013.

Roma – Museu Ara Pacis  (Lungotevere in Augusta), até setembro de 2013

Alguns videos legais sobre Genesis

Esse é o primeiro de uma série onde ele fala sobre algumas das fotos (em português)

Em inglês

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário