O que é Pathway e como o curso pode te ajudar num college canadense

Talvez você ainda não saiba, mas no início de 2018 eu abri a Easy Intercâmbio, uma empresa para auxiliar quem quer estudar no Canadá. Diariamente converso com pessoas interessadas em vir para cá e vejo que certos assuntos são dúvidas recorrentes. Portanto, resolvi colocar esses temas em pauta no blog. E no primeiro post vou falar sobre o curso de pathway ou em inglês, English for Academic Purposes (EAP).

Comprovação da proficiência no idioma

Antes de entrar em detalhes sobre o pathway, preciso explicar sobre a questão da comprovação da proficiência do idioma para poder ingressar num college ou universidade canadense.

O aluno pode comprovar esse nível de fluência através de um teste de inglês. Os mais comuns são: IELTS Academic e TOEFL, ou teste próprio do college, se você estiver aqui. Esses testes medem a habilidade do estudante em Reading, Listening, Writing e Speaking. O nível mínimo exigido não é o mesmo para todas as instituições, ou programas, portanto é importante consultar os requisitos listados no site de cada uma.

Generalizando, a nota exigida pela maioria das instituições, no IELTS e TOEFL, fica nessa faixa:

  • IELTS –  overall score de 6 à 6,5, com nenhuma nota abaixo de 5,5-6,0 em cada banda.
  • TOEFL – overall score de 80 à 88, com um mínimo de 20-22 em cada seção.

Para vocês terem uma ideia de valores, no Brasil, o custo da prova de TOEFL é US$215 e o IELTS é R$840. Apesar de ser mais barato do que fazer um curso de idiomas fora do país, precisamos levar em conta outros fatores. *Valores de fevereiro de 2019*

As instituições canadenses começam o processo de admissão meses antes do início das aulas e o aluno PRECISA ter o resultado do teste em mãos. Isso será enviado juntamente com o restante da documentação, para avaliação.

E isso pode ser um problema para quem não tem inglês suficiente para atingir a nota mínima exigida. Se perder o prazo, só vai poder entrar no semestre, ou ano, seguinte. Nesse caso, o estudante tem uma outra opção: fazer o pathway.

O que é pathway?

O pathway é muito mais do que um curso de inglês comum. Ele é um curso preparatório para colleges e universidades, direcionado a estudantes internacionais. No programa, o estudante além de aperfeiçoar o inglês, também irá aprender vocabulário acadêmico, escrever redações (essays) de acordo com os padrões daqui, fazer apresentações orais, entre outras habilidades fundamentais para se sair bem no college ou universidade.

No Canadá o estilo de ensino é bem diferente do Brasil e muitas pessoas se surpreendem com o formato de provas, trabalhos,  apresentações, quantidade de tarefas, assim como o nível de cobrança por parte dos professores. Os alunos de pathway levam vantagem nesse aspecto pois já chegam no college sabendo o que vão encontrar pela frente.

Uma das grandes vantagens do pathway é que ele permite que o aluno se desenvolva durante o curso. E o estudante de pathway, que concluir o programa com sucesso, fica dispensado de fazer prova de fluência, mencionadas acima. Então, se você ainda não alcançou a fluência necessária para passar num teste desse tipo, mas conseguiu se matricular no pathway, poderá usar a carta de admissão da escola de inglês (Letter of Acceptance), para dar entrada no processo de admissão do college. Nesse caso, o college irá aceitar essa carta como prova do seu nível de inglês e emitirá uma carta de admissão condicional ao término do pathway. Quando você receber o certificado de conclusão do pathway, deverá apresentá-lo na instituição de ensino para provar que está apto a cursar.

pathway

Quanto tempo de Pathway preciso fazer?

Quanto maior for o nível de inglês do estudante, menor o tempo de pathway que ele vai fazer. Antes de ingressar no pathway será necessário fazer um teste de nivelamento. Quem está no Brasil pode fazer esse teste online ou até via Skype. De qualquer forma, essa será apenas uma estimativa. O aluno irá fazer um teste presencial no primeiro dia de aula e isso irá definir o seu tempo de estudo no programa.

Portanto, mesmo depois de fazer o teste online, é importante continuar estudando e se aperfeiçoando, até chegar no Canadá.

Tipo de visto para cursar o Pathway no Canadá

De acordo com a lei vigente hoje (fevereiro de 2019), se o programa tiver menos de 24 semanas é possível estudar com visto de turista ou eTA, que é uma Electronic Travel Authorization (eTA).

Se a duração do curso for superior a 6 meses, o aluno fica obrigado a pedir um visto de estudante.

Posso trabalhar no Canadá enquanto estudo no pathway?

Se você tiver visto de turismo ou estudante, não. Sei que existe muita confusão sobre isso pois como o pathway é um preparatório para o college muitas pessoas assumem que irão receber o work permit e isso não é o caso. Na lei atual, nenhum curso de idiomas dá direito a permissão de trabalho no Canadá.

Só é permito trabalhar a partir do primeiro dia de aula no college ou universidade. Nesse caso, o estudante poderá trabalhar até 20h semanais no período de aulas e até 40h na época de férias. Os cônjuges que receberem um Open Work Permit, vinculados ao estudante, também só poderão trabalhar a partir da mesma data. Porém o cônjuge poderá trabalhar full-time, sem restrições de horas.

Opinião de quem já fez

Convidei a Thamiris Ramos, uma das minhas estudantes, que cursou o pathway na RCIIS, para dar um depoimento sobre sua experiência. Ela já tinha um ótimo nível de inglês e o pathway não estava nos seus planos iniciais.

O principal motivo que me fez optar por fazer o pathway foi a questão de poder trocar de status de visitante para estudante aqui dentro do Canada. Essa foi uma orientação da minha consultora de imigração.
Mas a realidade é que o curso me deu uma base importante para entrar no college. Eu fui muito bem preparada, principalmente para fazer apresentações acadêmicas e escrever uma redação com a estrutura correta. Além disso aprendi outras coisas que têm me ajudado no dia a dia no college.

Muitas vezes era bem cansativo ir para a escola de segunda à sexta, ficar lá por várias horas, fazer lições de casa… mas valeu a pena! Meu conselho aos que pretendem cursar o pathway é que não pensem apenas em fazer pelo motivo de “mudança de visto”. Tirem proveito desse curso, pois ele vai ajudar muito em suas atividades no College, assim como tem me ajudado.

Se você tiver outras dúvidas, deixe um comentário abaixo ou entre em contato através do email info@easyintercambio.com.

Se estiver interessado em fazer o pathway, temos uma ótima promoção, com cursos de 12 semanas a partir de $2300. Essa promoção é válida por tempo limitado.


Imagens de domínio público e arquivo pessoal da Thamiris

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Katia disse:

    Pode me passar valor para 6 meses ?como eu faco o teste para saber meu nivel? Gostaria de saber as instituições de college em estética conveniadas e se alguma delas da o visto para trabalho DEPOIS de formado.Grata

  2. Mari disse:

    uma duvida Livi, o pathway é como se fosse um cursinho para a faculdade então? e é fornecido pela própria faculdade também ou só escolas de pathway parceiras?

    • Livi disse:

      Oi Mari,

      Não é bem um pé-vestibular pois não vai revisar conhecimentos gerais e sim preparar o aluno internacional para a vida acadêmica no Canadá, além de dar um up no inglês.
      O estudante pode fazer o pathway no college ou em escolas de inglês parceiras. O pathway é escolhido de acordo com o college que você pretende fazer.

  3. Sue disse:

    Por favor me diga qual college aceita o pathway e dispensa o aluno do test de nivelamento…estou curiosa…pois conheco pessoas com Ingles Fluente com notas maximas de Toefl que mesmo assim tiveram que fazer o test…..importante saber qyal college usa 2 pesos e 2 medidas.

    • Livi disse:

      Todos os colleges aceitam pathway de instituições parceiras. A lista de parceiros fica disponível tanto no site das escolas como no do college.

      Veja aqui no centennial, por exemplo. Se você for até o fim da página está escrito: “Students who achieve a minimum grade of 70% in any of these programs will satisfy Centennial’s English Language requirement for admittance into a Centennial College program. Students will still need to follow the regular application procedures and must meet all other admission requirements.”

      Eu não sei a situação, o college ou o curso das pessoas que você conhece mas talvez você esteja confundindo com os testes de conhecimentos, que são requisitos adicionais de um determinado curso. Isso não está relacionado com o nível de inglês mínimo exigido para admissão no college. O pathway atende ao critério de admissão, como expliquei no texto.

      Veja esse exemplo aqui. O curso tem como requisitos adicionais completar um teste escrito e um de matemática. Isso é uma exigência ADICIONAL ao critério de admissão e todos precisam fazer.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

  4. Sue disse:

    O curso de Pathway eh Desnecessario pois mesmo com o diploma do Pathway o aluno sera submetido ao teste de nivelamento dd Ingles no college para saber qual nivel de Ingles o estudante ira participar…o estudante tbm pode fazer o teste direto sem ter q gastsr nada pois as escolas fornecem todo o material para o teste..com pathway ou sem pathway o estudante rem que fazer o test…..esse curso eh so para as escolas ganharem dinheiro…por favor explique corretamente

    • Livi disse:

      Estou explicando CORRETAMENTE mas talvez você não tenha entendido o que está no texto.
      Primeiro, não falei em momento nenhum que o estudante é obrigado a fazer o pathway, o curso é UMA OPÇÃO principalmente para quem ainda não atingiu o nível de inglês necessário e não passaria num teste de inglês como IELTS, TOEFL, no college, etc.

      Segundo, o estudante de pathway que concluir com sucesso, não é obrigado a fazer teste de nivelamento depois. Alguns cursos/colleges podem exigir teste de conhecimento mas isso independe do pathway ou IELTS ou TOEFL.

      E finalmente, o pathway agrega outros ensinamentos que são importantes para o sucesso do college, como expliquei no texto.

      O estudante pode escolher a OPÇÃO que mais lhe convém, seja o teste para comprovar sua proficiência OU cursar o pathway.

Deixe um Comentário