Protegendo nossos filhos dos perigos do Geotagging

Fonte

Vocês sabiam que é possível descobrir seu endereço apenas através das fotos tiradas com o seu smartphone ou tablet e colocadas na rede?

Geotagging – Recurso relacionado ao uso de GPS que permite adicionar as coordenadas de onde as fotos foram tiradas aos arquivos de imagem, complementando outras informações já incluídas, como a data e o nome do arquivo. (Fonte)

Isso não é nenhuma notícia nova mas ainda tem muita gente que não sabe. Anda circulando pelo Facebook, pelo menos aqui no Canadá, um video onde um jornal de TV explica que se a função “geotagging” não for desabilitada nos programas que tiram fotos,  quando você fizer o upload para a internet sua foto vai para rede com informações exatas de onde ela foi tirada.

Então se uma foto é tirada dentro da sua casa ou no seu quintal alguém mal intencionado pode usar um programa para extrair as coordenadas do seu endereço. E o programa pode ser baixado de graça na internet, não é preciso ser nenhum hacker, qualquer um usa. Daí é só jogar no mapa e pronto,  o doido já sabe onde é sua casa. Aí você tira foto do seu filho em casa, no parque, na escola… lascou! O cara sabe sua vida inteira e onde está o seu filho. Dá até um frio na barriga né?

Não é preciso desativar completamente o GPS no celular basta desativar em funções ou apps como camera, Facebook, Twitter, Instagram e tantos outros onde as fotos são tiradas e compartilhadas.

Para alguns pode parecer coisa de filme de ficção mas infelizmente não é. O mundo está cheio de malucos, não vamos dar mole para eles!

Como fazer

No iPhone – http://support.apple.com/kb/HT4995?viewlocale=pt_BR&locale=pt_BR

Android – http://support.google.com/coordinate/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=2569281

Blackberry – http://docs.blackberry.com/pt-br/smartphone_users/deliverables/9666/Turn_off_location_aiding_400936_11.jsp

Se alguém tiver alguma dúvida ou mais dicas como essas deixe um comentário.

Vamos compartilhar a informação pessoal!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário