Passo-a-passo: Como matricular seu filho numa escola em Toronto

No início do mês matriculei a minha filha mais nova na escola católica, ela vai começar o Kindergarten em Setembro.  O processo foi super simples, fiz tudo online e após preencher os dados marquei uma data para levar os documentos na escola e confirmar a matrícula.

Essa facilidade está disponível para todos na rede católica, do Kindergarten ao grau 8. Na rede pública o processo é semelhante mas preenchemos o formulário diretamente na escola escolhida. Precisamos ir um dia para pegar os formulários e outro para devolver. Nas escolas católicas o período de matrícula começou 8/01/2015 e nas escolas públicas começará 2/02/2015. Quem muda para cá no meio do ano letivo pode matricular online ou diretamente na escola qualquer época.

Preparei um passo-a-passo para mostrar como é prático inscrever uma criança numa escola católica aqui em Toronto.

Matrícula online passo-a-passo

Vá ao site https://soar.tcdsb.org/Login.aspx. O formulário está disponível em diversos idiomas, inclusive português. Ao iniciar a matrícula você receberá um número do arquivo que deve ser guardado caso precise retomar o processo ou mudar alguma informação depois.

image

Clique continuar e na tela seguinte clique em “Fazer login/ Criar conta”.

image

Depois preencha seus dados para criar uma nova conta, caso ainda não tenha.

image

Em seguida coloque os dados do estudante.

image

 

Escolha o grau, a escola e indique se vai precisar de creche antes e/ou depois do horário escolar. O sistema faz a sugestão da escola de acordo com o seu endereço mas como botei um qualquer na minha simulação então deu uma mensagem de erro.

image

As perguntas sobre religião vão determinar a elegibilidade do aluno para ingressar na escola católica. Apenas crianças católicas ou filhas de católicos podem se matricular (escolas públicas não tem exigências em relação a religião).

image

 

image

Entre com as informações dos pais ou guardiões e pessoas autorizadas a buscar o seu filho na escola. Aqui só liberam a criançada se o nome da pessoa estiver na lista, caso contrário não sai de jeito nenhum (os pequenos pelo menos).

image

Se a criança tiver algum problema de saúde ou alergia descreva nos campos indicados.

image

Se possuir alguma necessidade especial, informe nessa seção.

image

No caso de crianças não nascidas no Canadá é preciso comprovar a data de entrada. As informações não são compartilhadas com o departamento de imigração.

image

Informações sobre a escola anterior, se for o caso.

image

Formalidades.

image

Na seção “Reunião com a escola” agende um horário para entregar os documentos.

No fim aparece uma lista com os documentos necessários para finalizar a matrícula. Na minha simulação era um estudante de Kindergarten e imigrante. Os documentos podem ser scaneados para agilizar mas ainda é preciso levar os originais para conferência.

image

Lembrando que todo esse processo não garante a vaga. A confirmação será dada após o encontro com a secretária da escola. O espaço é limitado e mesmo morando na área da escola, se as vagas já se esgotaram não poderá matricular seu filho. A vários níveis de prioridade para aceitar um aluno e os mais fortes são: ter um irmão já matriculado na escola e morar na área, nessa ordem. Só depois são considerados os outros casos. Escolas com melhor índice são mais disputadas. Para saber mais veja os outros posts que já escrevi sobre educação no Canadá.

No próximo post vou responder as dúvidas mais frequentes sobre matrícula e elegibilidade.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

37 Resultados

  1. Herberth Dias disse:

    Livi, boas dicas.

    Obrigado pelo post. Se me permite perguntar, estou começando o processo de imigração de estudo para fazer uma pos graduação de 2 anos aí no Canada, com minha esposa e filhos uma menina de 1 ano e uma rapaz de 5 anos atualmente, pretendemos ir no primeiro semestre do ano que vem, aí pergunto meus filhos não falam inglês e nem francês, sei que consigo matricular nas escolar publica ou particular, a nossa intensão é ir para Montreal no Quebec, mas minha dúvida é a dificuldade com a língua para meu filho de 5 anos, que deverá ficar muito deprimido no início, você conhece algum caso assim? Saberia dizer como devemos proceder?

    Grato,
    Herberth

    • Livi disse:

      Oi Herberth,

      Aqui em Toronto, mesmo sem falar o idioma as crianças começam na escola na série que deveriam estar de acordo com sua idade. Acredito que seja igual em Montreal.

      Há programas de acompanhamento dentro da própria escola para ensinar o idioma, as professoras já estão acostumadas.

      No começo vai ser um choque mas no geral os filhos de brasileiros que conheço aqui se adaptaram bem rápido. Ficaram mais quietinhos no começo mas não chegaram a ficar deprimidos. Criança arranja um jeito de brincar mesmo sem se comunicar.

      Minha sugestão nesse período de transição é tentar preparar bem as crianças em casa, manter um contatondiárioncom a família no Brasil e entrar num grupo do Face de brasileiros em Montreal. Com certeza devem haver encontros e claro uma oportunidade para seus filhos fazerem alguns amigos brasileirinhos.

      Um abraço

  2. Debora Bahri disse:

    Ola Livi
    Estou pensando em fazer um curso de inglês por 1 ano no Canada. Tenho uma filha de 11 anos que teria de ser matriculada na escola. Nesse caso eu teria de pagar o ano ou consigo fazer a matricula gratuitamente?
    um abraco e obrigada

    • Livi disse:

      Oi Débora,

      Geralmente quando os pais vem fazer apenas curso de inglês os filhos não podem estudar gratuitamente mas como não sei o tipo do seu visto não posso falar com certeza. Sugiro dar uma olhada nesse post sobre matrícula e elegibilidade nas escolas. No artigo explico melhor. Beijos

  3. EVERSON C DE ANGELO disse:

    Oi Livi, tenho uma duvida. Estou indo para Toronto fazer um College que começará em Janeiro de 2018, tenho 3 filhos, chegaremos em dezembro de 2017, nesta desta eles já estarão com 9, 7 e 5 anos de idade respectivamente, então eu gostaria de saber se posso matricula-los assim que eu chegar? E também se eles já iniciarão a frequentar a escola em janeiro ou terão de esperar até setembro de 2018 para iniciar os estudos? Detalhe: Iremos morar prõximo ao distrito das escolas católicas. Obrigado!

    • Livi disse:

      Oi Everson,

      Eles podem começar em qualquer época se já tiverem na idade, não é preciso esperar o início do ano letivo, é só ir na escola mais próxima e matricular.

  4. Eliane disse:

    Bom dia, parabéns pelo o blog, gostaria de saber o seguinte, eu meu esposo e minha filha 7 anos estamos indo passar dois meses em Toronto, estamos com visto de turismo, gostaria de saber se nós podemos colocar nossa filha em uma escola, é possível mesmo sem nós termos visto de permanência nesse período?

  5. Ana disse:

    Livi,
    As informações do seu blog estão me ajudando muito, obrigada!
    Vou para Toronto em julho de 2017, fazer 6 meses de pós-graduação.
    Minha filha que estará com 4 anos também irá comigo. Minha dúvida é se só terei como iniciar o processo de busca de uma escola e matrícula depois que chegar em Toronto, ou se teria como fazer algum procedimento aqui do Brasil. Estou com receio de não conseguir uma vaga para ela para setembro se eu só começar a fazer contato com a escola em julho. Você tem alguma sugestão? Outra coisa que gostaria de saber é qual o período (horário) que as crianças de 4 anos ficam na escola.
    Obrigada!
    Ana

    • Livi disse:

      Olá Ana,
      As crianças de 4 anos ficam período integral, começando entre 8:30 e 9:00 da manhã e saindo às 3:15-3:30 da tarde, o horário exato depende de cada escola.

      Se você souber o endereço do local que vai morar pode entrar no site da Toronto District School Board ou Toronto Catholic School Board e procurar qual é a escola que serve a sua área. Nas escolas católicas, como falei no post, você pode começar o processo de matrícula online e marcar a data para levar os documentos na escola em julho. Nas escolas públicas você pode tentar entrar em contato diretamente com a escola.

      Se você não souber ainda onde vai morar não tem problema pois a escola da sua área vai matricular em qualquer período ou em caso de não haver vagas direcionar para a escola mais próxima. Isso geralmente nunca acontece, eles matriculam gente até depois de começar o ano letivo.
      Bjs

  6. Vitória disse:

    Oi Livi, estou amando o seu Blog, gostaria de te fazer uma pergunta… As escolas Públicas com moradia custa em média quanto ? e tem alguma para me recomendar… Ou escolas com moradia!
    Desde já, obrigado

  7. Gabriela Ogata disse:

    Bom dia. Estarei indo para o Canada em Junho do ano que vem com meu marido e minha filha de 10 anos, ja sei que de acordo com nossos vistos ela poderia estudar de graça. Gostaria de saber quais documentos preciso levar com tradução juramentada. Grata desde já.

    • Livi disse:

      Olá Gabriela,
      Nesse post eu listo os documentos necessários para a matrícula. Como cada escola tem exigências diferentes eu esperaria para traduzir os documentos. Por exemplo, a certidão de batismo da minha filha estava em português e eles não pediram tradução. Se tiver um funcionário na escola que fale português eles não pedem tradução. O cartão de vacinas pode ser traduzido gratuitamente no Toronto Public Health, caso você precise. Abs.

      • Gabriela Ogata disse:

        Muito obrigada pelo help. Mais adiante se vc não se incomodar vou tirar mais umas dúvidas com vc, como aluguel , conta em banco e carteira de motorista. Tenho dúvidas com relação à qual seria a ordem para fazer cada um já que vou com meu marido, minha filha e dois cachorros. Peço desculpas pelo incomodo e agradeço novamente pela ajuda.

  8. Mariana disse:

    Oi Livi
    Muito legal seu blog, parabéns!
    Minha irmã está imigrando para o Canadá esse mês com marido e duas filhas, vão morar numa cidade próximo à Toronto. Eles conseguiram residência canadense e inclusive a filha mais nova nasceu lá ano passado.
    Enfim… Gostaria que meu filho morasse ano que vem com eles, sabe dizer se existe alguma possibilidade dele estudar em escola publica gratuitamente? Você sabe quando custa a escola no Canadá? Meu filho tem 14 anos, estuda o 1º ano do ensino médio.
    Desde já, agradeço.

    • Livi disse:

      Oi Mariana,

      Como ele viria para cá? Se for com visto de estudante teria que pagar a tuition que fica em torno de $14,000 por ano na escola pública em Toronto, se você souber o nome da cidade posso olhar o valor exato.

      Existe a possibilidade de estudar meio ano ou apenas no verão, que fica bem mais barato.
      Não tenho certeza se há alguma forma que ele possa estudar gratuitamente nesse caso. Se você viesse fazer uma pós ou curso de College/ universidade ele poderia estudar de graça.

  9. Nice disse:

    Bom dia !

    Cheguei em Toronto em fevereiro desde ano , e fui tentar colocar a minha filha em uma escola católica , e fui informada que só apenas apos seis meses , que ela ou os pais estajam no Canada , que eu posso participar de um processo para ela entrar na escola católica .
    Sabe me informar se já posso fazer o processo para ela entrar na escola em setembro , já que completa seis meses em agosto ?

    • Livi disse:

      Olá Nice,

      Se o seu visto for de turista, realmente só pode fazer a matrícula depois que completar 6 meses, não adianta ir antes. Se você ou o pai dela estiver aqui estudando num college ou universidade, leve o comprovante de matrícula e eles aceitarão a sua filha. Curso de inglês não conta.

      Se a escola criar alguma dificuldade, depois dos 6 meses, vá diretamente ao TCDSB e faça a solicitação de matrícula. Abraços

  10. Lilian disse:

    Oi Livi,
    Antes de mais nada obrigada por manter o blog; é muito impotante para nós que estamos no processo de mudança! Tenho 3 filhos (11 anos e gêmeos de 4 anos)
    Algumas dúvidas sobre matrículas:
    Pai e mãe precisam ser católicos ou somente 1 basta?
    Algum documento precisa ser entregue já com tradução juramentada?
    Os dados da carteira de vacinação precisam ser “transferidos” para algum formulário específico?
    Tenho que levar histórico escolar ou algum outro documento da escola da minha filha de 11 anos?
    Muito obrigada mais uma vez. Bj

    • Livi disse:

      Oi Lilian,

      Para matricular na escola católica basta um dos pais terem a certidão de batismo. Em relação a traduzir documentos vai muito de cada escola, eu não faria nenhuma tradução até ir na escola, talvez nem precise. A certidão de batismo das minhas filhas é do Brasil e eles aceitaram sem pedir tradução. A carteira de vacinação não precisa ser transferida para nenhum formulário, se eles pedirem você traduz. O mesmo vale para o histórico escolar da sua filha mais velha. Ela provavelmente vai entrar na série equivalente a idade dela. Eles fazem avaliação e tem provas em português para isso.
      Se tiver mais dúvidas me avisa.
      Beijos

  11. Ana disse:

    Oi Livi, tudo bem? Cheguei esta semana a Toronto. Ficarei por um ano. Por onde começo a olhar escola para minha filha que tem 4 anos e meio? Será que ainda é possível efetivar a matrícula?

    • Livi disse:

      Oi Ana,

      Sua filha fez 4 esse ano ou no ano passado? Se fez esse ano ela começará em setembro. Se foi no ano passado pode procurar a escola mais próxima da sua casa e matricular. O ano letivo acaba no fim de junho mas ela pode cursar sem problemas. Dá uma olhadinha nesse post e nesse.
      Abraços

  12. Meire disse:

    Boa noite, poderia me explicar o que seria pedido de atribuição de imposto escolar? Obrigada.

    • Livi disse:

      Oi Meire,

      Esse é um formulário que preenchemos na hora da matrícula (fornecido por eles), onde indicamos para qual tipo de escola a parte do nosso imposto destinado a educação será direcionada. Por exemplo, quem é católico marca escola católica, quem não é, marca pública.
      Abs

  13. Janaína disse:

    Oi Livi, td bem?
    Como os país se viram em Toronto durante o Summer Break? Existe alguma atividade do governo para as crianças na faixa dos 4 anos de idade? Essas atividades cobrem todo o período da paralisação das escolas?
    Obrigada.

  14. alyne disse:

    vou so em dezembro ja consigo fazer o cadastro do meu filho

    • Livi disse:

      Oi Alyne,

      Se você vai registrar para o ano letivo que já começou pode ir na escola do seu bairro e fazer a matrícula, se for para o ano letivo que vai começar em setembro/2016 tem que ficar de olho no período de matrícula, geralmente em Janeiro ou fevereiro.
      Abraços

  15. Paula disse:

    Olá!!
    Será que você consegue me ajudar com duas perguntas?
    1- quais vacinas meu filho deve ter obrigatoriamente quando eu apresentar a carteira de vacinação?
    2- meu filho tem 7 anos e faz o segundo ano aqui, porém eu soube que o segundo ano no Canadá é em que acontece a alfabetização, então gostaria de ver a possibilidade dele “repetir” a série. Você acha possível?
    Obrigada!!!

    • Livi disse:

      Olá Paula,

      Aqui não se repete ano. O estudante vai para a série de acordo com a idade e conhecimento. As crianças começam a se familiarizar com as letras e sons no Kindergarten mas a alfabetização é no grau 1. Como seu filho já faz o segundo ano imagino que já tenha sido alfabetizado, correto?
      Na escola aqui ele será colocado no ESL, inglês como segunda língua, e talvez 5th Block para ajudar na leitura.

      Dá uma olhada nos meus posts sobre alfabetização e tenta começar a passar os videos para ele assistir.
      Abraço

  16. Barbara disse:

    Olá Livi,
    1° lugar parabéns pelo trabalho e muito obrigada por sua dedicação!
    Sou filha de Português, tenho passaporte com dupla cidadania e estou fazendo o da minha filha de 5 anos. Planejo embarcar com destino à Toronto em Julho e permanecer por até 6 meses, afim de fazer um curso de inglês num período do dia e trabalhar no informal no outro período. Gostaria de saber se consigo matricular minha filha numa escola de boa qualidade e com preço acessível no período integral?

  17. Kat disse:

    Oi Livi, estou devorando seu blog!
    Você pode me dizer se a escola é para para filhos de study permit/work permit que ainda não são residentes permanente?

Deixe um Comentário