Ciência em casa: descobrindo as cores

As meninas tem mostrado muito interesse em cores e o que acontece quando misturamos uma com a outra. As vezes sou bombardeada com perguntas do tipo “se eu misturar vermelho com azul o que acontece?” ou “como é que eu faço rosa?”. Por isso resolvi fazer a brincadeira de hoje sobre esse tema.

image

Material

  • copos transparentes
  • água
  • anilina ou corante alimentício
  • papel toalha

Como fazer

Enchi dois copos com água e coloquei anilina de cores diferentes nos dois. Escolhi vermelho e azul. No meio coloquei um copo vazio e usei o papel toalha dobrado como na foto. image O objetivo era fazer com que a água fosse absorvida pelo papel e se deslocasse para o copo vazio. A princípio as meninas ficaram bem interessadas e tentando adivinhar que cor seria formada pela mistura. Ficaram curiosas sobre como ela iria “subir” no papel. Falei um pouco sobre cores primarias, misturas etc. image Mas nem tudo na vida de blogueira sai como previsto e a coisa toda demorou tanto que as pimpolhas perderam o interesse. Culpa do papel toalha canadense que é realmente uma toalha e demora para saturar. Vieram olhar algumas vezes e depois esqueceram.

Verdade que demorou mais de 1 hora para as cores se misturarem e até eu fiquei de saco cheio, acabei dando uma espremida básica. Seria bem melhor e mais divertido ter usado um conta gotas ou tinta mesmo. Adultos gostam de complicar. image No fim das contas, enquanto esperava as águas se misturarem, resolvi testar a velha teoria do amaciante de roupas no cabelo da Barbie e não é que funcionou! Foi muito mais legal, agora temos bonecas com madeixas lindas, meninas felizes e a mãe pensando seriamente em enfiar a cabeça no amaciante 😀

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. ginapsig disse:

    Gostei dessa experiência, para trabalhar com as cores. Elas vão poder aprender sobre as cores primárias e como se formam as cores secundárias. Legal!!

  2. Oi Livi, tudo bem?
    Que bacana que as suas pequenas tem se interessado nas cores. Pena que o experimento foi demorado.
    Ah, ri muito com seu comentário da vontade de colocar os seus cabelos no amacienta. O meu também está tão seco… Seilá comigo não rolou esse negócio de cabelos maravilhosos por causa da gravidez. Só falta depois que o baby vir eles começarem a cair.
    Beijos da Nanda

Deixe um Comentário