Ciência em casa: Como fazer geleca

Quando chega as férias é difícil manter a criançada ocupada o tempo inteiro. Aqui sempre programamos passeios e atividades do lado de fora mas, vamos ser sinceros, nem sempre é possível sair porque uma hora a gente tem que ficar em casa né? Então convidei a minha amiga cientista para nos dar umas idéias de experiências fáceis de fazer em casa e que divertem a criançada (e muitas vezes os adultos). A de hoje será como fazer geleca usando ingredientes que possuímos em casa ou que são fáceis de achar. Com a palavra Livi Soulouca.

Bio: A Livi Soulouca tem um diploma de Técnico em Química guardado na gaveta, cheio de poeira. Trabalhou brevemente no laboratório químico misturando coisas coloridas em tubos de ensaio mas depois foi promovida para o laboratório físico da Bayer, divisão de plásticos. Ganhava dinheiro para quebrar, entortar, derreter e tocar fogo nas coisas. As vezes sente falta da vida de cientista.

Ingredientes

_NIK0705

  • Sabão de lavar roupas
  • Cola branca
  • Corante comestível (opcional)
  • Palito de picolé ou colher descartável
  • Vasilha plástica
  • Papel ou plástico para forrar o chão
  • bicarbonato de sódio

Como fazer

_NIK0706

Coloque um pouco de cola branca na vasilha plástica. Se for usar o corante coloque umas gotas da cor desejada e misture com o palito de picolé. Aviso: a massinha com o corante mancha temporariamente as mãos e as roupas. Aqui em casa quanto mais sujeira mais divertido.

Pingue umas gotas de sabão de lavar roupas líquido (se usar em pó dissolva em um pouquinho de água e adicione aos poucos – se tiver água boricada use para dissolver o sabão). A medida que você for colocando, peça a criança para mexer. A mistura vai começar a endurecer e ficar elástica. Quanto mais sabão colocar mais durinha ela vai ficar.

_NIK0708 _NIK0712

O ponto é quando ela estiver parecendo uma geleca daquelas que vendem em lojas de brinquedos. No meu caso não deixei chegar nesse ponto, ficou muito mole. Elas não tiveram muita paciência para esperar e quiseram brincar com a coisa molenga mesmo. Forrei uma mesa com papel e deixei a melança rolar solta.

_NIK0714

_NIK0715 _NIK0718

Elas acharam o máximo o comportamento da geleca. Se mexiam rápido no pote ela ficava durinha e se paravam ficava meio líquida. No final fizeram uma obra de arte.

_NIK0719

A cola branca é formada por um polímero chamado PVA que flui livremente na água. Quando adicionamos o sabão ou o bórax alteramos o tipo de ligação entre as cadeias de polímeros e mudamos suas propriedades físicas. Nesse caso, fazendo com que ela fique mais elástica. Vou poupar vocês das explicações complexas e reações químicas. Se quiser saber mais, pesquise sobre os fluidos não newtonianos e sobre os polímeros.

Guarde numa vasilha tampada ou saco ziploc.

Essa receita é uma variação da receita original de massinha elástica ou geleca, que usa Bórax. Se você tiver em casa pode usar dissolvido em água no lugar do sabão de lavar roupas.

E vocês tem alguma sugestão de experimentos que gostariam de ver aqui? Deixe lá nos comentários que eu passo para a cientista 😉

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. Geovana disse:

    E se usar o corante mancha as mãos e se não usar não mancha???

    • Livi disse:

      Oi Geovana,

      Na primeira vez que fiz usei um corante e sujou as mãozinhas da minha filha. Mas saiu com água e sabão. Depois fiz usando outra marca de corante e não manchou. Então depende.

  2. Geovana disse:

    Oi Livi é obrigatório usar o corante ou não???

  3. Vera disse:

    Oi se eu usar sabão em pó vai modificar a consistência da geleca? Faz mais receitas de gelecas sem boráx! Quanto tempo o corante fica saindo da mão? você recomenda usar tinta guache ou corante alimenticio? eu posso usar amaciante para substituir o sabão de lavar roupas? e por favor me diz se tem outro produto que contém boráx além do sabão de lavar roupas? desculpa se eu fiz muitas perguntas mais todas foram necessárias porque eu tenho dúvidas e responde por favor e beijos.

    • Livi disse:

      Oi Vera,

      Eu nunca fiz com outra coisa além de sabão líquido e corante alimentício. Acredito que se usar sabão em pó diluído em um pouquinho de água, funcione.
      Depois da brincadeira lavei as mãos das minhas filhas com sabonete e saiu tudo.
      Outro produto que tem borax é o tira manchas.
      Bjs

  4. Ciane disse:

    Olá só uma pergunta é recomendavél usar o corante ou usa-se a cor do sabão mesmo?

    • Livi disse:

      Oi Ciane,

      Eu usei corante alimentício porque não é tóxico e para dar a cor, mas não é obrigatório. Se não usar a geleca vai ficar bem clarinha.
      Abs

  5. stephany coutinho disse:

    Fiz em casa ficou ótimo

  6. Adorei!
    Mas como lava as mãozinhas, depois?

    • Livi disse:

      Lava com água e sabão, a geleca não gruda nas mãos. Se você usar o corante ou anilina vai manchar as mãozinhas mas depois de lavar algumas vezes sai. A geleca gruda em papel e pano mas na lavagem normal tudo fica limpo.

  7. Jorge disse:

    Voce está com a cara de Minion 🙂
    Elena e Sophia estão com cara de cientista mirim:)

Deixe um Comentário