Ciência em Casa: Como fazer a água desaparecer

imageAs pequenas aqui já sabem que segunda-feira é dia de fazer “mágica”. Essa semana a mais velha ajudou a cientista Livi Soulouca a escolher o que fazer. Nos divertimos bastante fazendo a água desaparecer.

O que você vai precisar

  • Fralda descartável
  • Água
  • copos transparentes
  • Anilina ou corante alimentício
  • tesoura
  • sal de cozinha

Como fazer

A primeira parte do experimento precisa ser feita por um adulto numa superfície limpa e seca. Se quiser pode forrar a mesa com uma toalha plástica. Eu fiz em cima da mesa mesmo. Fui separando as camadas da fralda e tirando o algodão. No meio tem um pó branco e é isso que precisamos para fazer a nossa mágica. Coletei tudo numa vasilha, deu mais ou menos uma colher de chá. image image Misturei corante num pouco de água. A cor é só para visualizar melhor. Depois pedi que a Elena colocasse o pó no recipiente transparente e e Sophia a água. É preciso despejar o líquido de uma vez sobre o pó e não o inverso. Também não pode adicionar água demais para não dar errado. Uns 2-3 dedos está bom. image Em poucos segundos a água virou gel mas as meninas não notaram e quando tentei virar o copo sobre a cabeça delas, tentaram correr. Quando finamente consegui virar o copo a mais velha gritou surpresa porque não tinha se molhado. A reação delas foi muito engraçada! image image Se quiser fazer a água reaparecer basta jogar sal de cozinha por cima e esperar uns minutos. Tive que colocar umas 2 colheres de sopa e misturar. Elas não tiveram muita paciência para esperar mas quando viram que a água tinha voltado ficaram bem curiosas para saber o por quê. image Importante: o poliacrilato de sódio é tóxico se ingerido então não deixem a criançada tocar, especialmente os pequenos. Joguem o gel no lixo, limpem tudo com um pano húmido e lavem as mãozinhas só para garantir.

O que aconteceu?

O pó branco que retiramos da fralda chama-se poliacrilato de sódio, uma substância capaz de absorver água numa proporção de 200-300 vezes o valor de sua massa. Ele é um polímero super absorvente, expliquei para as minhas que o pó funciona como uma super esponja. Quando colocamos o sal, cloreto de sódio, reduzimos a capacidade de absorção do poliacrilato fazendo com que ele libere a água. Para os mais curiosos tem uma explicação técnica no Química Nova Escola. Essa brincadeira pode ser transformada num show de mágica para os pimpolhos se feita em copos não transparentes. Tenho certeza que ficarão surpresos ao ver que fizemos a água desaparecer.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Ana disse:

    Essas experiências são tão legais, né? Eu confesso que não tenho muita paciência e criatividade pra procurar essas atividades bacanas pra fazer com as meninas. Mas acho um barato!

  2. ginapsig disse:

    Ahhh!!! To babando com essas experiências! Por que não fez quando eu estava aí?rsrs.
    Vou fazer a “mágica” com os alunos . Eles vão amar!Bjs

    • Livi disse:

      Essa eu filmei, depois te mostro os gritos 🙂 pois é depois que a vovó foi embora ficamos sem ter o que fazer e foi preciso inventar. Beijão

Deixe um Comentário