DIY: como fazer capas da Elsa e Anna do Frozen

imageAcho que na casa de todo mundo que tem menina a música “Let It Go” não para de tocar, Frozen é o tema favorito das brincadeiras aqui e tem sido assim por muitos meses. Exceto pela boneca da Anna, as meninas não tinham nenhum outro brinquedo do filme pois estão esgotados nas lojas desde janeiro (e a mãe não comprou no Natal). Depois de mais uma visita frustrada a loja da Disney, resolvi botar a mão na massa e fazer capas da Elsa e Anna para minhas princesas. Menos brinquedos mais imaginação!

Capa da Elsa

Depois de uma olhada rápida no Google escolhi um projeto do blog Make It & Love It para a capa da Elsa, No-Sew Elsa Cape. Segui as instruções modificando apenas as medidas.

Comprei organza azul que estava por $8 o metro para a capa da Elsa, um metro foi suficiente no meu caso.

image

Peguei o rolo de papel que as meninas desenham para fazer o molde. O papel tem 47cm de largura. Com a fita métrica, medi a minha filha da clavícula até o chão (passando pelo ombro) e marquei 94cm lá no papel (a linha a esquerda na foto). Escrevi “dobra” só para marcar o lado que a dobra do pano ficará na hora de cortar.

image

Adicionei 50cm à medida original para a capa ficar arrastando no chão, cortei o papel com o comprimento total de 144cm (a medida total vai depender da altura de cada criança). Depois fiz uma linha reta diagonal de um canto a outro e desenhei uma curva (não precisa ser exata).

image

Do outro lado marquei 5cm e usei uma vasilha para cortar arredondado a parte que ficará ao redor do pescoço. Se fizesse novamente faria um pouco mais largo.

image

imageDepois desenhei outra linha curva como na foto.

imageCortei o molde nas linhas curvas e na parte do pescoço. Dobrei o pano no meio e usei o molde para cortar.

image

Aproveitei e arredondei as pontinhas que vão se unir no pescoço.

image

Fiz a bainha queimando a pontinha do pano com uma vela. Como nunca tinha feito antes treinei num pedaço primeiro. image

No post original a pessoa usou velcro com adesivo no fundo mas acabou soltando e ela precisou costurar. Então costurei logo.

image

Tcharaaaam!

image

A capa ficou linda e ela adorou mas achei muito comprida. As vezes ela se enrola, pisa e incomoda o pescoço. Tentei diminuir mas ela não deixou. 🙂

Capa da Anna

Procurei em vários blogs uma capa da Anna que fosse bem fácil de fazer mas acabei fazendo pela minha cabeça mesmo (me sentindo a estilista nesse momento!). Relembrando que não sei costurar, apenas aprendi a colocar a máquina de costura para funcionar. Se você sabe costurar com certeza vai rolar de rir com minhas maluquices 😀

Vamos lá!

Para essa capa usei chiffon rosa choque (na foto parece vermelho mas é rosa cheguei mesmo), comprei 1 metro ($12) e sobrou bastante.

Usei outro pedaço de papel pro molde.

A capa da Anna tem duas partes uma longa e outra mais curta. Para a parte mais curta medi do pescoço até a altura que eu queria que ficasse no braço, no caso 25cm. Medi numa camisa dela o diâmetro do pescoço, dividi por dois e fiz um semi círculo com raio de 5cm. Depois fiz outro semi círculo com os 25cm que medi primeiro (aposto que você está lembrando das suas aulas de geometria nesse momento, se não estava agora está). Ignore os outros rabiscos, foram erros meus.

image

Dobrei o pano no meio e coloquei o molde em cima com a dobra do pano virada para a parte reta.

image

Depois de cortado fica assim.

image

Com o pano dobrado cortei do lado direito. Fui cortando e medindo nela até ficar mais ou menos do jeito que eu queria.

image

Para a parte longa cortei um retângulo, dobrei no meio e arredondei a parte de baixo. Usei a parte curta como molde para cortar o círculo.

image

Coloquei as duas juntas e costurei. Usei a vela para fazer a bainha e o velcro para fechar.

image

Tcharaaaam!

image

As princesas adoraram as capas da Elsa e Anna. A mãe está se sentindo a melhor do mundo 😉

Quem mais se habilita?


Acompanhe nossas dicas, passeios e viagens no Facebook Baianos no Polo Norte e no Instagram @Livi_Souza

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

22 Resultados

  1. Parabéns, achei demais. Estava procurando dicas para fazer para uma boneca de pano que estou fazendo. Valeu!!

  2. Sueli disse:

    Amei a capa vou fazer pra minha filhaBrigadão

  3. GABI disse:

    Minha filha tem quase 4 anos e quer a roupa da Elsa, tb sou “costureira” como vc, rs. já comprei os tecidos e seje o que Deus quiser rsrsrs.

  4. Meg disse:

    Puxa, fiquei feliz de encontrar esse post !, acho que agora me animo a fazer. Minhas meninas estao ha semanas pedindo por essas capas. Vou arriscar, depois escrevo no que deu. Obrigada pelas dicas e passo a passo :)) Meg

  5. Tãnia Bitencourt Duarte disse:

    Tânia,Cachoeiras de Macacu Rio de Janeiro
    Adorei os moldes das capas da Elza e da Anna.Facilitou muito o meu trabalho.Fiz os vestidos,mas não tinha ideia das capas. As minhas netinhas de 2 anos e oito meses,
    gêmeas, ficaram encantadas.
    Muito obrigada

  6. Sirlei disse:

    Ótima a sua colaboração! Muito obrigada!!!
    Grande Abraço!!

  7. Dry disse:

    Vc tem foto da frente da capa da Anna,gostaria de saber como ficou?? vou fazer pra minha menina

    • Livi disse:

      Pior que não tirei nenhuma foto de frente e acabei esquecendo ela no Brasil. Mas dá para ver pela foto do corte dos tecidos como cortei, ela ficou arredondada na frente como a capa da Anna mesmo.
      Abraço

  8. Antônia disse:

    Preciso fazer uma de cada obg pelas dicas

  9. Regina disse:

    Parabéns ficou linda, agora estou estudando para fazer o vestido.

  10. NINA disse:

    AMEI,ACABEI DE FAZER A CAPA PARA MINHA SOBRINHA,OBRIGADO PELA DICA

  11. Adriane Vergara disse:

    Fiz a Bainha em cetin com vela e funciona também !!!!Obrigada pelas dicas vc fz o resto da fantasia dá Elsa ????Obrigada mesmo !!!!!!!!

  12. Ana disse:

    Essa da bainha com vela eu não sabia e adorei! Bainha é chatinho de fazer mesmo, ainda mais em tecidos finos e moles como esses. Eu vou ter que fazer isso pras minhas também! hahahah Obrigada pelo tutorial. Bjs!

  13. ginapsi disse:

    Quem diria que você ia ser uma costureira de mão cheia?! As capas ficaram ótimas e as meninas estão “se sentindo” as próprias personagens!rsrs. Amei, filhota, parabéns!

Deixe um Comentário