Canadá aprova vacina contra o COVID-19, Pfizer-BioNTech

Canadá é o terceiro país a aprovar a vacina da Pfizer contra o COVID-19. A vacina foi aprovada em caráter emergencial o que significa que eles puderam acelerar o processo de avaliação. O governo canadense listou em seu website todos os detalhes sobre a Pfizer BioNTech, como efeitos colaterais, componentes da vacina, dosagens, distribuição, etc

Apesar de ser bastante esperada, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre tomar ou não a vacina. Recebi várias perguntas sobre minha opinião e a verdade é que não tenho o conhecimento médico necessário para aconselhar ninguém. Seria muita irresponsabilidade da minha parte.

De qualquer forma, a minha família não está num grupo que irá tomar a vacina primeiro e isso me dá tempo para avaliar tudo com calma..

Acho que é muito mais útil compartilhar as informações que estão disponíveis em fontes confiáveis para que cada um tome uma decisão baseada em fatos. Então segue abaixo um resumo das informações que estão no site do governo canadense nesse momento sobre a vacina contra o COVID-19, Pfizer BioNTech.

vacina contra covidFoto divulgação

Plano de distribuição no Canadá

Até o fim de dezembro o Canadá espera receber 249.000 doses da vacina da Pfizer. Essa quantidade é suficiente para 125.000 pessoas. A vacina será dada em 2 doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. De acordo com as pesquisas atuais, as pessoas estarão protegidas contra o coronavírus 7 dias após receberem a segunda dose.

Como o produto da Pfizer é muito sensível à temperatura, a empresa irá enviar a vacina diretamente de suas fábricas para 14 pontos de distribuição no Canadá. Existem dois locais de entrega em Ontário, Quebec, British Columbia e Alberta, e um em cada uma das outras seis províncias

As províncias receberão doses em números proporcionais à sua população. A vacina não será enviada aos territórios por enquanto, por causa da dificuldade de transporte e armazenamento. Os territórios indicaram preferência pela vacina Moderna, que deve ser a próxima aprovada no país.

vacina contra covid-19Número de doses que cada província irá receber de acordo com a CBC News

Sem dúvida essa será a maior campanha de vacinação do Canadá (e do mundo).

Quem irá tomar a vacina contra o COVID-19 primeiro

O comitê consultivo nacional sobre imunização (NACI) disse na semana passada que a quantidade inicial limitada de doses deve ser reservada para pessoas que têm maior risco de contrair o vírus e desenvolver sintomas graves. Os primeiros a receberem a vacina serão:

  • Idosos a partir de 80 anos, depois 75 e 70;
  • Idosos residentes em lares, adultos em instituições de cuidados crônicos e a equipe que cuida; deles.
  • Profissionais da área de saúde;
  • Adultos em comunidades indígenas;

Porém, como a vacina será inicialmente administrada somente nos pontos de distribuição, significa que talvez algumas pessoas não possam se deslocar até esses lugares e portanto, não tomarão a vacina. O governo ainda precisa planejar como a vacina será aplicada fora dos pontos de distribuição..

O primeiro estágio da vacinação vai até março de 2021. A partir de abril, entraremos na segunda fase e o comitê recomenda que alguns trabalhadores essenciais, policiais, bombeiros, prisioneiros, pessoas em abrigos e outros profissionais de saúde devem ser vacinados. Só depois é que o resto da população irá receber a vacina.

Cada província canadense irá decidir quem tomará a vacina primeiro mas deve usar como base as recomendações do comitê.

O governo manterá um lista de todos que forem vacinados e irá monitorar para possíveis efeitos colaterais ou reações inesperadas.

Mais detalhes sobre quem vai tomar primeiro no site do governo canadense.

Quem não deve tomar a vacina contra o COVID-19

Nesse momento o governo federal não recomenda a vacina para menores de 16 anos (algumas províncias 18 anos), mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que possuem alergias a um dos componentes da vacina (veja aqui na página 23) e quem estiver infectado com COVID-19. Isso pode ser alterado a medida que novos dados forem coletados. Na Inglaterra foi recomendado que pessoas com alergias severas a medicamentos ou alimentos não tomes, mas no Canadá eles não recomendaram isso.

Indivíduos que recebem terapia anticoagulante ou têm um distúrbio hemorrágico que contra-indica a injeção intramuscular não devem receber a vacina, a menos que o benefício supere claramente o risco da administração.

Pessoas imunocomprometidas, incluindo indivíduos recebendo terapia imunossupressora, podem ter uma resposta imunológica diminuída à vacina.

Reações adversas à vacina contra o COVID-19

Algumas reações adversas comuns após tomar a vacina são: dor no local da injeção, fadiga,
dor de cabeça, dores musculares, calafrios, dores nas articulações e febre. Essas reações foram de intensidade leve ou moderada e se resolveram dentro de alguns dias após a vacinação. Outra menos comum: inchaço dos gânglios linfáticos.

Na Inglaterra houveram 2 casos de pessoas que tiveram alergia a vacina.

A vacina ainda é nova e como qualquer outra, é possível que tenha algum efeito colateral ou reação ainda não identificados.

Todos que tomarem a vacina deverão permanecer no local por 15-20 minutos para serem monitorados para possíveis efeitos colaterais.

Os efeitos a longo prazo ainda não são conhecidos. Não foi avaliada a interação da vacina com outros medicamentos.

Obrigatoriedade da vacina

Não será obrigatório tomar a vacina porém o governo já deixou claro que haverá um cartão de vacinação e que quem não tomar a vacina poderá ser barrado de certas atividades onde há aglomeração de pessoas, como cinema, teatro, shows, viagens de avião, etc.

Bem, é isso por enquanto. Muitas informações para digerir e muitas coisas ainda a serem decididas. A medida que eu tiver mais detalhes vou compartilhando com vocês.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. KRJ disse:

    Muito informativo o seu relato, principalmente no tocante a quem recebe a vacina primeiro, o que deve amenizar a ansiedade de muita gente. Valeu !

Deixe um Comentário