7 teleféricos incríveis para visitar na costa oeste canadense

A paisagem montanhosa do oeste canadense deixa qualquer pessoa impressionada. E se tudo já é lindo olhando de baixo para cima, imagine mudar a perspectiva e apreciar a paisagem do alto. Por isso, durante a nossa road trip de Victoria até Calgary escolhemos incluir diversos teleféricos no roteiro. E nesse post vou mostrar para vocês os 7 que tivemos a oportunidade de conhecer.

Recomendo para todas as pessoas que vão fazer uma viagem para Vancouver, Whistler ou Banff incluir pelo menos algum desses passeios incríveis no roteiro.

Tipos de teleféricos

Antes de prosseguir vou explicar sobre os tipos de teleféricos e os seus nomes em inglês.

Em inglês os teleféricos fechado tem mais de um nome e vai de acordo com a forma como eles funcionam. O que roda continuamente no cabo é gondola lift e o que vai e volta no mesmo cabo é o cable car ou aerial tramway. A cadeirinha aberta, que subimos a montanha quando vamos esquiar, são chamadas de chairlifts.

Gondola lift – Sea to Sky, Squamish, BC

Cable car  – Grouse Mountain, Vancouver, BC

Chairlifts –  Mount Norquay , Banff, AB

Nós fomos nos dois tipos e a sensação é totalmente diferente. Eu tenho medo de altura e no bondinho consigo ficar numa boa pois me sinto mais segura. Principalmente em relação as meninas, já que é tudo fechado.

Na cadeirinha não há absolutamente nada que te prenda. Basicamente você senta e fica quieto para não cair, pois a barra que colocam para apoiarmos as mãos e os pés não trava. Crianças pequenas não podem ir, claro. Para mim, é ao mesmo tempo um momento de deslumbre e pânico intenso. É indescritível a sensação de estar voando no meio das montanhas. E por isso, mesmo com medo, não deixo de aproveitar.

1- Grouse Mountain

O primeiro teleférico que subimos fica na montanha mais famosa de Vancouver, a Grouse Mountain (1200m). O nome dele é Skyride e é, atualmente, o maior aerial tramway da América do Norte. Já na subida conseguimos ter uma vista linda da cidade, das montanhas e do mar.

No local onde desembarcamos há trilhas, um restaurante e muita coisa para ver. No verão tem show de lenhadores e aves de rapina, no inverno tem atividades relacionadas. Ah e nós podemos visitar os dois ursos pardos que moram lá em cima.

Para subirmos na parte mais alta, onde fica a turbina Eye of the Wind há um chairlift. Foi a primeira vez que experimentamos, já que agora as meninas já tem idade para ir. A vista é espetacular! Dá para ver toda a cidade de Vancouver e a Ilha de Vancouver no horizonte.

Informações e preços

Website; www.grousemountain.com

Existem 3 tipos de ingressos para subir a Grouse Mountain e em todos eles está incluso a subida no Skyride mais algumas atividades, que mudam de acordo com a estação. A diferença é que o Peak dá direito a fazer o básico mais o chairlift e o Ultimate a ir em tudo e mais turbina Eye of the Wind. Nosso ingresso foi o Peak.

Alpine Peak Ultimate
Adulto
$44.95 $48.95 $58.95
Idoso (65+) $40.95 $44.95 $54.95
Adolescente (13-18 anos) $25.95 $29.95 $39.95
Criança (5-12 anos)
$15.95 $15.95 $15.95
Família (2 pais e 2 filhos) $114.95 $122.95 $140.95

* Altura mínima para ir no chairlift: 1m


2- Sea to Sky Gondola

A Sea to Sky Gondola fica na Highway 99 em Squamish, entre Vancouver e Whistler. De carro são mais ou menos uns 45 minutos de Vancouver até lá. A subida demora em torno de 10 minutos e ela nos deixa num ponto 850m acima dos fjords de Howe Sound. No total são 8 bondinhos, com capacidade para 8 pessoas cada, por isso ela fica bem cheia durante o dia. Nós fomos no fim da tarde e estava super tranquilo e sem filas.

Acho que a expressão das meninas nessa foto ilustra bem a emoção da subida.

Na parte de cima tem o Summit Lodge, com loja, restaurante, plataforma de observação, uma ponte suspensa e várias trilhas.

Informações e preços

Website; www.seatoskygondola.com

Online No local
Adulto (19 +) $39.95   $41.95
Idoso (65+) $37.95   $39.95
Adolescente (13 – 18) $24.95   $25.95
Criança (6 – 12) $13.95   $15.95
Família (2 pais e 2 filhos) $103.95
Só para descer $15

* Ingressos online precisam ser comprados com 12h de antecedência.


3- Whistler Village Gondola

Em Whistler nós pagamos um valor único no verão e temos direito a subir e descer em qualquer um dos teleféricos e chairlifts, inclusive a Peak to Peak. E eles tem chairlifts que sobem super rápido. Nós subimos e descemos pela Whistler Gondola e ainda vimos uns 4 ursos pardos na subida.
No topo das montanhas em Whistler há neve o ano inteiro, por isso muitas pistas de esqui continuam funcionando. É uma ótima oportunidade para ver a neve ou esquiar sem ter que enfrentar um clima super frio. E não deixem de tirar fotos com os dois Inukshuks gigantes. O primeiro fica perto do local onde desembarcamos e o outro no topo. É preciso pegar o chairlift para poder ver o segundo, ou fazer a trilha a pé.

Informações e preços

Website; https://www.whistlerblackcomb.com/

Adulto (19-64): $53.95 se comprar 48h antes | $58.95
Idoso/ Adolescente (65+/13-18): $46.95 se comprar 48h antes | $51.95
Criança (7-12): $26.95 mais de 2 dias antes | $29.95

* Tarifa do verão. No inverno, por causa da temporada de esqui, o preço é diferenciado. Consulte o site.


4- Peak to Peak Gondola

Ao contrário dos outros teleféricos que sobem e descem uma montanha, o Peak to Peak nos leva do topo da Whistler Mountain até o topo da Blackcomb. Ele é dono de 3 títulos importantes. O primeiro por ser o mais alto do tipo, a 436m do chão. E o segundo por ter 3,024 km de cabo esticado sem nenhum suporte no meio. E o terceiro por ser o maior teleférico contínuo (Gondola lift) do mundo. A distância total que ele percorre é de 4,4km e a vista do vale e montanhas ao redor foi uma das mais marcantes da nossa viagem.

Nós podemos fizemos o percurso de ida até a Blackcomb numa cabine normal e voltamos numa especial que tem o chão de vidro. Na Blackcomb tem um chairlift para voltar a cidade mas preferimos ir novamente no Peak to Peak e descer pelo mesmo local que subimos.

Informações e preços

Ver Whistler Village Gondola, acima.


5- Lake Louise Gondola e chairlift

Depois de conhecer o Lake Louise de pertinho eu recomendo subir na Lake Louise Gondola ou chairlift. Os dois tipos sobem no mesmo cabo, é só escolher na hora em qual ir. A medida que for subindo à montanha você não vai nem acreditar que aquele lago imenso que acabou de visitar parece ter encolhido. Nem parece que estamos olhando para o mesmo lugar.

Você consegue identificar o Lake Louise na foto seguinte? Dica: procure a poça de água atrás dos pinheiros do lado direito.

Informações e preços

Website: www.lakelouisegondola.com

Adulto (18+): $34.95 | $21.95 depois das 16:30h (verão)
Crianças/jovens (6-17 anos):  $16.95 | $9.95 depois das 16:30h (verão)


6- Banff Gondola

Essa é a segunda vez que subimos na Banff Gondola e nem por isso ela foi menos impressionante. Houve uma grande reforma no local depois da nossa primeira visita em 2015 e agora o prédio lá em cima tem várias coisas que não tinha antes. Além da loja e do restaurante, há um café, uma exposição interativa sobre a região, pequeno cinema e um terraço na parte de cima do prédio.

Teleféricos

Informações e preços

Website: brewster.ca/attractions-sightseeing/banff-gondola

Adulto (16+): $56 se comprar 48h antes | $62
Criança (6-15): $28 se comprar 48h antes | $31
Criança (6-15), antes do meio dia: free
Criança (0-5): free


7- Mount Norquay Chairlift

O Mount Norquay fica a noroeste da cidade de Banff, oferencendo uma perspectiva totalmente diferente da Banff Gondola. A subida é feita numa chairlift e vocês podem imaginar a vista. Já estou ficando sem adjetivos para descrever tanta beleza. Lá em cima há trilhas para hiking, rotas de escalada (via Ferrata) e um pequeno bistrô, onde nós almoçamos.

 

Enquanto estávamos almoçando, chegaram algumas pessoas que tinham acabado de fazer a via Ferrata. A experiência é guiada para subir o resto da montanha e os participantes vão com cordas de segurança. Confesso que fiquei com muita vontade de fazer mas ainda não foi dessa vez que criei coragem. Quem sabe um dia… As meninas se animaram e ficaram treinando na pequena parede de escalada.

Informações e preços

Website; summer.banffnorquay.com

Adulto (16+): $29.95
Criança (6-15): $19.95
Criança (2-5): free
Crianças menores de 2 anos não podem subir por questão de segurança.

* Tarifa do verão. No inverno por causa da temporada de esqui o preço é diferenciado. Consulte o site.


Essa foi a viagem mais inesquecível que já fizemos até hoje e se você quiser ler os posts que já escrevi é só clicar aqui (Colúmbia Britânica) e aqui (Alberta).

Gostaríamos de agradecer às Secretarias de Turismo de VictoriaVancouver, Whistler, Banff e Lake Louise, que nos auxiliaram no planejamento dessa viagem e forneceram ingressos para visitarmos diversas atrações.


Todos os valores do post são referentes a novembro de 2017.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

Deixe um Comentário