Roteiro de 7 dias em Ottawa, Quebec City e Montreal

Em agosto recebemos visitas do Brasil e aproveitamos para passear bastante, fizemos até uma roadtrip de 7 dias para Ottawa, Quebec City e Montreal.

Como ja falei antes, as estradas canadenses são excelentes e em Ontário há vários postos de apoio chamados de onRoute. Desta vez, as meninas ganharam até um presentinho quando paramos para esticar as pernas.

Processed with Moldiv

Vou fazer um resumo do nosso roteiro com as atrações que visitamos em cada cidade e links para os posts sobre elas.

Ottawa

Nossa primeira parada foi na capital canadense, que é super bonitinha e organizada. A cidade não é muito grande e seu centro turístico dá para fazer em um dia. Se quiser entrar nos museus precisaríamos de mais tempo, claro! Como tínhamos só 1 dia, fizemos o  básico.

Chegamos lá na hora do almoço e andamos tudo a pé mesmo. A noite assistimos ao show de luzes que acontece no verão, chamado Northern Lights.

No dia seguinte, tentamos fazer o tour do Parlamento mas tivemos uma surpresa com o tamanho da fila. Às 10 horas da manhã só haviam ingressos para a visita das 16:30, que seria inviável para nós. Essa demanda de ingressos vai depender muito da época do ano.

Partimos com destino a Quebec City e pegamos a maior chuva no caminho. Mas pela primeira vez conseguimos a façanha de desviar do congestionamento nos arredores de Montreal (thank you Google Maps).

Atrações visitadas

  • Parlamento
  • Byward Market
  • Canal Rideau
  • Museu de Civilização (só por fora mas vale a visita)
  • Northern Lights – festival à noite

Onde ficar

Nos hospedamos no Best Western Plus Victoria Park, como todas as vezes que vamos pra a capital. Acho que se for mais uma vez, eles já vão me chamar pelo nome. O hotel é ótimo pelo preço e o café da manhã não deixa a desejar. Ele não fica do lado do Parlamento mas é perto suficiente para ir andando ou pegar um taxi (mais ou menos CAD$7). Leia minha review dele aqui.

Veja todos os posts sobre Ottawa

ottawa-1ottawa-2 ottawa-3

Quebec City

A única cidade murada da América do Norte é a minha preferida na província de Quebec. Suas casas antigas e ruelas me fazem lembrar do interior da França. Muita gente passa apenas um dia na cidade só para conhecer a parte antiga mas acho que vale a pena ficar mais 1 ou 2 dias para olhar tudo com calma, aproveitar os restaurantes, museus e conhecer a Ilha de Orleans.

Chegamos lá na sexta à noite e saímos segunda bem cedo, então deu para passear dois dias. No sábado conhecemos a parte antiga e a noite saímos para ver a queima de fogos, as meninas ficaram em casa dormindo pois estavam exaustas.

Atrações visitadas

Dia 1:
  • Quartier Petit Champlain
  • Château Frontenac
  • Rue Saint Louis
  • Fortificações
  • Parque Plaines d’Abraham
  • Parlamento
  • Rue Saint-Jean
  • Igreja Notre-Dame Du Québec
Dia 2
  • Cachoeira de Montmorency
  •  Île d’Orléans
Onde ficar

Ficamos hospedados na casa de amigos mas tenho um post com dicas de hotéis aqui. Você também pode olhar outros no Booking.com

Veja todos os posts sobre Quebec City

quebec-city-8 quebec-city-7 quebec-city-3

Minha filha brincando com a artista de rua

quebec-city-4

Île d’Orléans quebec-city-5

Cachoeira de Montmorency

Montreal

É a maior cidade da província de Quebec e tem tudo que uma grande cidade tem, só que com uma pitada de boemia. O pessoal lá tem um jeito mais descontraído de levar a vida. Ficamos apenas 2 dias mas se pudesse ficava uns 4.

Atrações visitadas

Dia 1:

  • Basílica Notre-Dame de Montreal
  • Centro histórico de Montreal
  • Museu Banque de Montreal
  • Marché Bonsecours
  • Porto

Dia 2:

  • Estádio Olímpico
  • Biodôme
  • Planetário
  • Jardim Botânico

Onde ficar

Ficamos hospedados no Le Square Phillips, um hotel com cozinha e quarto super espaçoso. Éramos 4 adultos e duas crianças e ficamos todos juntos, escolhemos uma suíte com dois quartos e mais sofá cama na sala. A localização é ótima, bem central e pertinho das principais atrações. Reservamos nossa viagem com bastante antecedência e pegamos uma tarifa bem em conta pelo Booking. Tomei o cuidado de evitar feriados e eventos especiais como o Pride, que ocorreu na semana antes. Para ver outros hotéis clique aqui.

Veja todos os posts sobre Montreal

montreal-5
montreal-4
montreal-1
Catedral de Notre-Damemontreal-3
Jardim Botânico

Distâncias

Para vocês terem uma noção, coloquei aí em baixo as distâncias e o tempo médio de viagem. Lembrando que esse tempo vai depender de vários fatores como paradas, trânsito, velocidade, etc.

  • Toronto – Ottawa : 451km (4:30h)
  • Ottawa-Montreal: 200km (2h)
  • Ottawa – Quebec City: 441km (4:30h)
  • Quebec City – Montreal: 260km (2:30h)
  • Montreal – Toronto: 542km (6h)

Acompanhe nossas dicas, passeios e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte, Instagram @Livi_Souza e Twitter @BaianosNoPN 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. João Camelo disse:

    Olá, Livi!
    Irei em junho com minha esposa ao Canadá e terei 8 dias e meio (inteiros) para ficar no leste do Canadá chegando por Toronto (caso possível, voltarei de avião depois desse tempo de Quebec ou Montreal). Gostaria de conhecer Toronto, Ottawa, Montreal e Québec. Você acha que é viável esse roteiro? Quantos dias sugere para cada cidade?
    Obrigado!

    • Livi disse:

      Olá João,

      É viável mas será bem corrido. Minha sugestão de como dividir os dias: 3 em Toronto, 1 em Niagara Falls, 1 em Ottawa, 1 Quebec e 2 em Montreal.
      Boa viagem para vocês!

  2. Breno Mendes disse:

    Boa noite, Livi. Parabéns pelo seu site, muito bom e útil. Em Julho irei conhecer o leste do Canadá e como minha família tem 4 adultos e 2 crianças estou pensando em ter uma experiência de viajar num motorhome que pelos meus cálculos ficaria até mais em conta. Mas tenho dúvidas se é viável, pois partirei de Toronto e pretendo conhecer Ottawa, Montreal e Quebec City. Temo ter problemas sobretudo com estacionamento e deslocamento dentro destas cidades. Obrigado

    • Livi disse:

      Oi Breno,

      O RV é bem legal pra explorar fora das cidades, dentro delas eu não recomendo andar com um por causa do trânsito e também pela dificuldade de estacionamento. Se você decidir fazer a viagem com o RV o melhor seria acampar em algum parque no subúrbio e ir pra o centro das cidades sem ele. Se sua intenção é ficar nos centros das cidades o motorhome não é a melhor opção.

      Aqui perto de Toronto que eu saiba tem dois campings a 30km de downtown. Um é o Indian Line Campground (Brampton) e o Glen Rouge Campground (Scarborough).
      Algumas lojas do Walmart permitem estacionamento por uma noite. Esse link enumera alguns mas sempre bom perguntar pra garantir antes de estacionar.

  3. Eliane disse:

    Olá Livi, estou adorando as suas dicas, vou para o Canadá em Setembro e pensei em fazer o seguinte roteiro, chegaremos dia 14/09 em Toronto por volta das 11:30 da manhã e estou pensando em pegar o carro e ir direto para Niagara Falls e dormir por lá, assim vamos visitar as cataratas à tarde e no outro dia faremos um tour em Niagara on the lake visitando algumas vinicolas e dormiremos em Niagara novamente, no outro dia cedinho partimos para Ottawa, com uma parada em Kingston para almoço e passeio pelas 1000 ilhas, chegaremos em Ottawa no final da tarde, no outro dia todo em Ottawa com pernoite, sairemos no outro dia cedo em direção a Mont Tremblant e passaremos o dia todo por lá e a tarde seguimos para Quebec, ficaremos dois dias em Quebec, depois seguimos para Montreal onde ficaremos por um dia e meio e em seguida seguiremos para Torontoe ficaremos por lá mais dois dias e meio.O que vc acha desse roteiro? Dá para visitar pelo menos o principal de cada cidade ou está muito apertado?

    • Livi disse:

      Oi Eliane,

      Você está viajando com crianças?

      Achei meio apertado pois Toronto e Montreal tem muito para ver e fazer. Se você quiser ver o básico até dá mas eu ficaria pelo menos 2 dias em Montreal.
      Alguma razão especial para você ter incluído Mont-Tremblant? Eu tiraria ou Mont-Tremblant ou Kingston e aproveitaria mais de Toronto ou Montreal.

      • Eliane disse:

        Não viajaremos com crianças, somos em dois casais e também não curtimos muito ir à museus.Inclui essas duas paradas para que não fique tão cansativo, pois são muitas horas dirigindo.

        • Livi disse:

          Ah então se vocês não curtem museus e estão sem crianças dá para andar pelo centro de Toronto e Montreal e ver o básico.
          Perguntei de Mont-tremblant porque fica quase 100km a mais de viagem e é meio fora do caminho mas tá valendo 🙂
          Boa viagem para vocês!

  4. Pedro Henrique Alves disse:

    Boa Tarde Livi!

    Você cria roteiro personalizado? pretendo ir ao canadá em janeiro de 2017. iremos passar 10 dias, e gostariamos de conhecer as principais atrações de cada cidade, no caso as cidades que valeriam a pena visitar nesse periodo de tempo.

    • Livi disse:

      Oi Pedro,

      Eu não faço roteiros personalizados mas se quiser dicas de lugares, estou as ordens. Se vier para Toronto, indico fazer Ottawa, Montreal e Quebec City nos 10 dias que vai ficar aqui. Se for para a costa oeste sugiro dividir o tempo entre Vancouver e as montanhas rochosas. Abs

      • Pedro Henrique Alves disse:

        Obrigado Livi! Só mais umas duvidas, quantos dias vc sugere eu passar em cada cidade? qual a melhor opção para me locomover entre elas? Vc acha viavel alugar um carro em pleno inverno?

        • Livi disse:

          Oi Pedro,

          O carro é a opção mais conveniente mas não posso te garantir que as estradas estarão nas melhores condições durante o inverno. Veja esse post sobre as opções de como se locomover no Canadá. Dentro das cidades você não vai precisar dos carros. Se não quiser ir de carro uma boa alternativa seria ir de trem e voltar de avião, ou vice-versa.
          Eu dividiria da seguinte forma, 4 dias em Toronto (incluindo 1 dia em Niagara Falls e Niagara-on-the-Lake), 1 em Ottawa, 2 em Quebec City e 3 em Montreal. Um parênteses sobre Niagara Falls, no inverno você não vai gastar tanto tempo lá quanto gastaria no verão. É bem legal ver a cachoeira quando ela está congelada. Mas antes de planejar uma determinada atração veja como é o funcionamento durante o inverno.

          Se tem vontade de esquiar eu incluiria Mont-Trenblant no roteiro (aprox. 1:30h de Montreal)

  5. Ana Calabresi disse:

    Foi o mesmo roteiro que fizemos no ano passado, mas ficamos bem menos tempo que vocês. Isso quer dizer que um dia tenho que voltar pra explorar mais essa região linda daí! 🙂

  6. AJ disse:

    Ótimo post LIvi! Perfeito pra quem vem visitar essas cidades!! 🙂
    Beijos
    Adri

Deixe um Comentário

Close