Quebec City: bairro Petit Champlain e Parlamento

Finalmente, vou terminar de escrever sobre essa viagem maravilhosa para o lado francês do Canadá. Nosso último dia de passeio começou com uma visita a Petit Champlain que é o bairro mais antigo da cidade. Cheio de lojinhas, restaurantes e uma atmosfera super européia. Em minha opinião, Quebec City é a cidade mais charmosa do país. A cidade nos proporciona uma viagem no tempo, cada casa, cada beco, cada pedra nos conta uma história, é como se voltássemos 400 anos atrás, na época que a cidade foi fundada. Sim eu eu que o Canadá vai fazer 150 anos mas Quebec já estava lá muito antes disso.

Quebec City tem uma parte alta e outra baixa, o castelo hotel Château Frontenac fica na parte de cima da cidade e a Petit Champlain, logo embaixo. Esse distrito é chamado de Vieux Québec, que quer dizer antigo quebec. Para mim a maior atração lá é apreciar a arquitetura antiga das casas e ruelas.

A igreja de Notre-Dame-des-Victoires, foi erguida em 1688 e é a mais antiga da América do Norte. É pequena mas bem bonita por dentro. Ela fica na Place Royale, no centro da Petit Champlain.

No número 103 rue du Petit-Champlain tem um mural Trompe-l’oeil de 100m², impressionante. Ele representa a história do distrito. No centro está o Sr.  Samuel de Champlain, o navegador francês que fundou Quebec City. Ele é uma figura super importante na colonização do território que depois virou Canadá.

Por causa desse mural quase perdi minha bolsa com carteira e lente da câmera dentro. Deixei num banco para tirar fotos e com a minha cabeça de vento, esqueci e fui embora. Meia hora depois me dei conta que estava com a máquina no pescoço mas nem sinal da bolsa. Voltei correndo como uma louca e a bolsa estava lá, no mesmo lugar onde deixei. Precisa dizer mais alguma coisa?

A Petit Champlain é o lugar para tirar aquelas fotos lindas com o castelo ao fundo.

O Parlamento de Quebec City

Depois fomos no Parlamento de Quebec, o prédio sede do governo da província. Da Petit Champlain para lá é possível ir andando, basta subir o bondinho Funiculaire. Dessa vez nós fomos de carro mas já fomos de outras vezes e caminhamos tudo.

Todos os parlamentos canadenses podem ser visitados gratuitamente e esse não é diferente. O tour é cheio de história e eles falam mais sobre a província de Quebec. Eles se veem como uma nação (mesmo nunca tendo conseguindo a aprovação popular para se separar do Canadá) e se referem ao parlamento como Assembléia Nacional.  Para quem não sabe da história fica meio confuso pois eles falam toda hora que Quebec City é a capital nacional e fica parecendo que eles estão falando do Canadá. Então gente, Quebec City é a capital nacional do Quebec. Os tours são oferecidos em inglês e francês.

Nessa viagem passamos por lugares que foram importantes na história do Canadá, foi muito interessante poder descobrir um pouco mais sobre o que já tinha estudado quando fizemos o teste de cidadania canadense.

Viajando com Crianças

Essa road trip saindo de Toronto até Quebec City, passando por Ottawa, foi feita com duas crianças que na época estavam com 1 e 3 anos. Nós levamos dois carrinhos de bebê e não tivemos nenhum problema para nos locomover, tudo é acessível e as pessoas sempre muito prestativas. As estradas também oferecem apoio, como eu já expliquei no post viajando pelas estradas canadenses. Se pretende ir de carro, ônibus ou avião veja essas dicas de como se locomover no Canadá. Então se você tem filhos e está na dúvida se dá para fazer esse roteiro, vá tranquilo(a).

Leia outros posts sobre Quebec

Reserve seu hotel em Quebec City



Booking.com

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Ana disse:

    Eu preciso ir no Quebec! Urgentemente. Que lugar lindo, Livi!

  2. Que lindas as fotos e a cidade, claro! Sou louca pra conhecer, ate hoje nao me perdoo que a gente poderia ter ido de carro quando moravamos em Michigan e nao fomos!

  3. Tailany Silva disse:

    Lugares lindos em Québec, hein! Gostei bastante do seu blog! 🙂

  4. Ual que fotos lindas!! O Québec é mesmo uma linda cidade!!

    Parabéns pelas fotos e pelo Blog!! Gostei muito

    Açs

    William

  5. Definitivamente preciso conhecer Quebec! E força na peruca para das conta das duas matérias e das duas princesas! bjs

Deixe um Comentário