Conhecendo o Welland Canal, em St. Catharines (ON)

Com certeza você já ouviu falar do canal do Panamá e Suez, mas sabia que aqui no Canadá há vários canais, até mais antigos do que esses dois? Um deles é o Welland Canal que eu tive a oportunidade de conhecer essa semana. Fazia tempo que eu queria vê-lo de perto e finalmente risquei da minha lista.

Welland CanalFoto: Wikipedia commons

Para quem não conhece, o Welland Canal é uma via de navegação com 43,5 km de extensão, que liga os lagos Ontário e Erie. Ele supera uma diferença de altura de 99,4m entre os 2 lagos e permite que os navios subam e descem, sem passar pelas Cataratas do Niagara. O canal forma uma seção chave da via navegável St. Lawrence e Great Lakes Waterway (que liga os Grande Lagos até o mar). Se o seu filho estuda numa escola de Ontário, vai aprender sobre esse canal e sua importância no Grade 4. Por ano passam cerca de 3.000 navios, transportando aproximadamente 40 milhões de toneladas de carga.

Welland Canal

O primeiro Welland Canal foi inaugurado em 1829, com 40 eclusas. Depois vieram o segundo, terceiro e finalmente quarto canal, que é o atual, com oito eclusas, sendo 7 de elevação e 1 de controle, localizada no Lago Erie. Em média, os barcos demoram 11 horas para cruzar todo o canal.

A plataforma de observação

Nós visitamos o Lock 3, onde há uma plataforma de observação e um pequeno museu, que conta um pouco sobre a história da região e construção do canal.

Welland Canal

O passeio não dá para ser planejado com muita antecedência pois precisamos checar os horários que os barcos irão passar. E isso só dá para fazer no dia, ou no máximo 24h antes. Sugiro confirmar os horários logo antes de sair de casa, pois podem acontecer atrasos. No dia que fomos, por exemplo, o canal ficou fechado por algumas horas de manhã cedo e isso gerou um engarrafamento de 12 navios. Então tivemos uma sorte danada de ver um navio grande, atrás do outro. Para saber os horários que os barcos irão passar, consulte o site Great Lakes St. Lawrence Seaway Vessel Transit Information page, na opção Welland Lock 3, ou a página do museu no Facebook . O site do Vessel Transit é mais detalhado e atualizado com maior frequência.

Welland Canal

Minhas filhas curtiram muito ver o primeiro navio e ficaram bem curiosas para saber como funcionava tudo. Porém o interesse delas diminuiu 90% a partir do segundo navio (risos).

O processo todo, desde a entrada do navio na eclusa, até a  saída demora mais de 40 minutos, dependendo do tamanho da embarcação.  A eclusa demora cerca de 15-20 minutos para esvaziar ou encher, o resto do tempo é para entrar e sair. O navio entra bem apertado e o piloto tem que ser bom!

O museu

Depois de ver os navios, demos uma passada no museu que é bem pequeno mas legalzinho de ver. Há uma maquete do Lock 3, outra de toda a região por onde passa o Welland Canal e um desenho mostrando a diferença de altura entra os Grandes Lagos e o mar. Fiz vários vídeos e coloquei no Instagram. Clica aqui para ver.

Esse é o terceiro canal que visitamos, o primeiro foi o Rideau, em Ottawa e o segundo foi o Trent-Severn Waterway, ambos tem eclusas bem menores e são operados pelo Parks Canada. O Welland é o único dos 3, que acomoda embarcações de grande porte. Se você estiver na região, ou a caminho de Niagara Falls, vale visitar o Lock 3, do Welland Canal.

Informações Úteis

Website: https://www.stcatharines.ca/en/St-Catharines-Museum.asp

Endereço: 1932 Welland Canals Pkwy., St. Catharines, ON

Plataforma de observação: gratuita

Preço do museu: eles pedem que cada um dê uma doação de quanto puder.

O Canal funciona do fim de abril até dezembro. No inverno, não há trânsito de barcos no canal.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Elane Dutra disse:

    Obrigada! Livi! Amei mais este post. Muito em breve espero poder fazer este passeio.

Deixe um Comentário