O que fazer na pitoresca vila de St. Jacobs

A primeira vez que visitei St. Jacobs foi em 2000, que lugar gostoso. Já fui inúmeras vezes depois disso mas nunca fiz um post com o roteiro. A pequena vila está localizada a somente 1h oeste de Toronto. O lugar me transmite tranquilidade e faz sentir como se tivesse voltado no tempo. St. Jacobs tem um charme diferente em cada época do ano.

St. Jacobs

Dá para conhecer a cidade num bate-volta, a partir de Toronto e região, ou se preferir pode se hospedar por lá para ter tempo de explorar tudo com mais calma. Nós estivemos em St. Jacobs novamente essa semana e ficamos hospedados no Staybridge Suites (clique para ver detalhes sobre a nossa estadia).

St. Jacobs

Um pouquinho de história

A vila de St. Jacobs possui uma grande comunidade Menonita então não se surpreenda se você ver várias carroças cruzando as ruas da cidade e pessoas usando roupas tradicionais.

Os menonitas são uma comunidade cristã, que seguem um estilo de vida peculiar, bastante religioso, ligado ao uso da terra, não dirigem carros e usam a eletricidade o mínimo possível. Alguns são mais abertos a certas tecnologias, outros rejeitam completamente. Não confunda Menonita com Amish.

Os primeiros colonos da vila chegaram em 1830 e grande parte era Menonita de descendência alemã ou suíça. O nome St. Jacobs foi dado homenagem a Jacob C. Snider e seu filho de mesmo nome (por isso o plural). Eles construíram serraria, moinhos e até represa na antiga vila e isso ajudou a atrair outras pessoas para a região.

Se você quiser saber mais sobre a história dos Menonitas na região, visite o centro de visitantes na King St.N com a Albert St E. No momento ele está temporariamente fechado devido a pandemia.

O centro de St. Jacobs

A maioria das atrações da vila ficam ao longo da rua King St. N e basta uma caminha para se apaixonar por St. Jacobs. Casinhas antigas, coloridas e decoradas conforme a estação do ano.

Para ver um mapa turístico com as atrações clique aqui.

St. Jacobs

Há diversas lojinhas para explorar. Eu adoro trazer temperos, geléias caseiras e maple syrup.

St. JacobsEssa aí embaixo é a loja favorita das minhas minhas filhas por causa do nome. Fala rápido que você vai entender (risos). St. Jacobs
E as fachadas enfeitadas são uma atração a parte.St. JacobsSt. Jacobs
Você sabia que a loja Home Hardware nasceu em St. Jacobs?

St. JacobsNo centro também tem uma estação de trem, mas ela fica na Cedar St W. No verão e outono há passeios com direito a cowboys cavalgando ao lado do trem e tudo. A experiência não está disponível esse ano, também por causa da pandemia.

Farmer’s Market

Se você visitar a cidade numa quinta ou sábado, não deixe de ir no Farmer’s Market. Durante o verão, eles abrem também na terça. Esse mercado municipal funciona desde 1975 e tem de tudo um pouco. Tem feira do lado de fora, produtos locais, artesanato, lanchonetes, floristas, antiguidades e coisas usadas.

St. Jacobs

O prédio principal foi destruído por um incêndio em 2013. Foi de partir o coração. A reconstrução demorou 2 anos e eles ficaram operando do lado de fora num barracão improvisado.

Minha parte favorita é a feira, cheia de frutas e verduras fresquinhas, trazidas pelos pequenos produtores da região. As coisas tem outro sabor, sem falar que custam bem mais baratas do que em Toronto. Cestas de tomates, pimentão, pepino, frutas, sempre volto carregada de coisas.

Nós fomos na última terça-feira e não estava lotado. Imagino que num sábado tenha bem mais gente. De qualquer forma eles limitam a quantidade de pessoas dentro dos prédios e criaram uma espécie de trânsito de pedestres com indicação no chão.

Health Valley Trail

Se você curte caminhadas, como a nossa família, então dê uma olhadinha nessa trilha. Ela tem mais ou menos 5km e liga St. Jacobs a Conestogo. A trilha é bem tranquila e vai beirando o rio. Tem vários pontos de entrada. O principal fica no estacionamento da Albert St E. Na entrada há uma instalação que celebra a arte de fazer colchas de retalhos, uma tradição da região.

Uma coisa super interessante em relação a essa trilha é a árvore da foto abaixo. Ela chama-se Wise Old Oak e sua localização é pouco divulgada.


Para encontrá-la entre na trilha pelo 3075 University Av E, cruze o milharal e quando chegar na bifurcação da trilha, siga pela direita. A caminhada dura uns 15 minutos até a árvore. Veja o mapa aqui.

Ponte coberta

Não deixe de ir também na última ponte coberta de Ontário, pertinho de St. Jacobs. A West Montrose Covered Bridge foi construída entre 1880-1881, tem aproximadamente 60m e ganhou o apelido de Kissing Bridge pois os rapazes costumavam roubar beijos das moças ao atravessa-la. Ela funciona até hoje!
Tem estacionamento gratuito e mesinhas para picnic no 1232 Rivers Edge Dr, West Montrose-ON

Onde comer

Na vila há vários restaurantes, café, padaria e até cervejaria.

Para mim Stone Crock Bakery (1402 King St. N) é parada obrigatória para comprar tortas e pães deliciosos. Eles também estão no Farmer’s Market, mas na padaria tem mais variedade.

Se quiser sentar para uma refeição tem o restaurante deles no 1396 King St N. A comida e o serviço não desapontam. Foi onde escolhemos comer dessa vez.

O Eco Café (1441 King St N) é para quem procura um lanche rápido. O legal é que eles tem um pátio elevado com vista para o rio.

Outros opções de lugares para comer são:

Outros passeios na região

Se sobrar tempo depois do seu passeio em St. Jacobs, aproveite para visitar um desses lugares abaixo:

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário