Como é o Pinery Provincial Park, na costa oeste de Ontário

A primeira vez que acampamos no Pinery Provincial Park foi no verão de 2017. O parque é imenso e tem 10km de praia com água cristalina, no lago Huron.

O parque fica do lado de Grand Bend, cidade que tornou-se um destino bem procurado por causa da sua praia e infraestrutura. Clique no link para ler mais detalhes.

Para vocês terem uma ideia do tamanho do Pinery, ele possui mais de 1000 campsites e tanta coisa para fazer que um fim de semana não é suficiente. Tem um monte de trilhas, 2 lojas, lanchonete, sorveteria, anfiteatro e programação infantil.

Já ficamos no acampamento Dunes duas vezes, onde podemos ir andando para a praia. Há uma barreira de dunas, cobertas por vegetação entre o acampamento e a praia mas o acesso é feito por um calçadão de madeira, ou se você preferir, pode ir de carro e estacionar do lado da praia.

A água do Lago Huron é transparente e nas margens do Pinery é super calma, na maioria das vezes. Como é um parque enorme, a praia não fica lotada. Mesmo quando tem muita gente, todos ficam bem espalhados. E outra coisa boa para quem está acampando é que a praia de quem vem apenas passar o dia é do lado oposto de quem está acampando.

Na beira da praia há muitas pedrinhas e é preciso cruzá-las para entrar na água. Incomoda um pouco mas é só na beirada, depois fica tudo areia normal. O melhor é que não tem limo, folhas, nem aquela lama que a gente vê em muitas praias de lago.

As pedrinhas são uma atração a parte. Se prestar atenção vai perceber que há variações de cores e até alguns fósseis. As meninas ficam doidinhas catando as pedras mais lindas e uma vez acharam umas verdinhas que pareciam esmeraldas. Acho que se deixássemos, elas enchiam o nosso trailer de pedras para trazer para casa.

A faixa de areia em 2020 não está tão larga quanto nos anos anteriores, pois o lago está mais cheio do que o normal.

Dentro do Pinery é possível alugar bicicletas (algumas com carrinho para levar crianças), canoas, stand up paddle (SUP) e caiaques. Da última vez, pagamos $15  pela canoa por uma hora e fomos passear pelo canal. Esses serviços estão disponíveis para qualquer pessoa que passar o dia no parque, mesmo não acampando. Porém devido a pandemia, os aluguéis estão suspensos. pinery-canoe

Segundo o site do Ontario Parks, o pôr do sol na região foi eleito pela National Geographic como um dos 10 mais lindos do mundo. E olha, realmente é espetacular, com o sol enorme e vermelho refletindo no lago! Então se você vai passar o dia, vale a pena esperar para assistir esse espetáculo.

À noite dormimos na nossa casa ambulante, acendemos fogueira, assamos marshmallows, milho e salsichas. Curtimos demais essa experiência de acampar, sentar ao redor da fogueira no fim do dia e ficar em contato com a natureza. O sorriso das meninas e os momentos que passamos juntos não tem preço!

Acampando no Pinery

Como disse antes, esse parque é imenso. Ele tem 3 áreas de campings:

Dunes: minha área favorita! Próxima da praia e centro de visitantes, mistura de campsites com eletricidade, que acomodam trailers, barracas e motorhomes.

Burley: a mais distante da portaria. Próxima da praia, porém não possui eletricidade. É mais rústica.

Riverside: área próxima do rio, campsites com eletricidade, vários pull-through (mais fácil para estacionar trailers e motorhomes), lavandeira. Não é a minha primeira opção pois é a mais distante da praia. Também já tivemos uma experiência chata lá. Ficamos num fim de semana de Canada Day que estava super quente e lotado. O parque não comportou a demanda de energia e acabou faltando luz somente nessa área. Quando  perguntamos, explicaram que isso era comum acontecer. Então preferimos evitar acampar no Riverside.

Além dos campsites, há yurts e 1 cabin para alugar.

Outra coisa que vale mencionar é que há um mercadinho dentro do Park Store com comida, acessórios para acampamento, jogos, brinquedos de praia, livros, etc. E do lado há uma lanchonete.

O centro de visitantes continua operando, porém com horário reduzido. O centro oferece wifi gratuita.

Pinery

Mais informações

Website do parque: https://www.ontarioparks.com/park/pinery

Website para reservas: https://reservations.ontarioparks.com/

Dá para fazer o Pinery num bate-volta partindo de Toronto, ou GTA, mas recomendo sair bem cedinho pois a viagem leva em torno de 2,5h a 3h, dependendo do trânsito. Para evitar filas na entrada, chegue o mais cedo possível. A taxa de day use é $18 por carro.

Eu amo a região e volto todos os anos.

Lugares para visitar na região

Grand Bend

Ipperwash Beach

Cachoeira Rock Glen

Bayfield

Goderich

Sarnia

Leia sobre outros parques provinciais em Ontário

Long Point

Port Burwell
Sandbanks

Arrowhead

Killbear

Bon Echo

Ferris Provincial Park

Six Mile Lake

Chutes

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Mari Cimini disse:

    Meu sonho é acampar em uma RV! Eu adorei a praia, e me deu vontade de visitar esse parque também! Obrigada por mencionar o blog no seu post 🙂

  2. Gina disse:

    Que praia linda! Aliás, todos os locais que vocês visitaram merecem nota dez!
    Parabéns, o blog “Baianos no Polo Norte” está maravilhoso!

Deixe um Comentário