O Pinery Provincial Park e a cidade de Grand Bend

Finalmente conseguimos conhecer o Pinery Provincial Park! O último fim de semana do verão canadense foi um dos mais lindos de toda a estação, com temperatura que bateu 30ºC. Nós aproveitamos esse presente da natureza e fomos acampar lá nas margens do Lago Huron. O parque é imenso e banhado por 10km de praia com águas cristalinas e areia fininha.

E já que estávamos na região, visitamos também Grand Bend, cidade que tornou-se um destino bem procurado por causa da sua praia e infraestrutura. Vi recentemente uma postagem da Mari, do Virei Canadense sobre o lugar e fiquei bem curiosa para conhecer.

O Pinery Provincial Park

Para vocês terem uma ideia do tamanho do Pinery, ele possui mais de 1000 campsites e tanta coisa para fazer que um fim de semana não é suficiente.  Tem um monte de trilhas, 2 lojas, lanchonete, sorveteria, anfiteatro e programação infantil. O mapa do parque é um livro e contém todas as informações do que eles oferecem.

Ficamos no acampamento Dunes e dava para ir andando para a praia. Há uma barreira de dunas, cobertas por vegetação entre o acampamento e a praia mas o acesso é feito por um calçadão de madeira.

A água do Lago Huron é transparente e nas margens do Pinery é super calma. A água é fria mas se estiver fazendo calor dá para entrar numa boa. Mesmo sendo um parque enorme, a praia não estava lotada, todos estavam bem espalhados.

Na beira da praia há muitas pedrinhas e é preciso cruzá-las para entrar na água. Incomoda um pouco mas é só na beira, depois fica tudo areia normal. O melhor é que não tem limo, folhas, nem aquela lama que a gente vê em muitas praias de lago.

As pedrinhas são uma atração a parte. Se prestar atenção vai perceber que há algumas coloridas e até alguns fósseis. As meninas ficaram doidinhas catando as pedras mais lindas e acharam algumas verdinhas que pareciam esmeraldas. Acho que se agente deixasse, elas tinham enchido o trailer de pedras para trazer para casa.

Segundo os nossos vizinhos de acampamento, a praia tem uma faixa de areia larga mas esse ano o lago está mais cheio do que o normal. Percebemos a mesma coisa em todos os lugares que fomos, inclusive aqui em Toronto a ilha ficou alagada e só reabriu no dia 31 de julho de 2017.

Dentro do Pinery é possível alugar bicicletas (algumas com carrinho para levar crianças), canoas, stand up paddle (SUP) e caiaques. Por $15 pegamos a canoa por uma hora e fomos passear pelo canal. Esses serviços estão disponíveis para qualquer pessoa que vá passar o dia no parque, mesmo não acampando. pinery-canoe

Segundo o site do Ontario Parks, o pôr do sol na região foi eleito pela National Geographic como um dos 10 mais lindos do mundo. E olha, realmente foi espetacular, com o sol enorme e vermelho refletindo no lago!

À noite ficamos na nossa casa ambulante, acendemos fogueira, assamos marshmallows e estabelecemos uma nova tradição, brincar de jogos de tabuleiro. Estou curtindo muito essa experiência de acampar, mesmo saindo da minha zona de conforto. O sorriso das meninas e os momentos que passamos juntos fazem tudo valer a pena!

A cidade de Grand Bend

Fica a apenas 10 minutos do parque e tem cara de cidade litorânea, com lojinhas, sorveterias e alguns restaurantes com vista para o lago. A praia é similiar a do Pinery, porém há uma faixa de areia maior e mais opções de lazer para os banhistas. Em Grand Bend tem quadra de vôlei, um palco onde acontecem shows no verão, banheiros novinhos, parquinho para as crianças e ainda um mirante. Além de serviços de aluguel de jet ski, parasail e pranchas de stand up (SUP).

Dá para fazer Grand Bend ou o Pinery num bate-volta saindo de Toronto mas recomendo sair bem cedinho pois a viagem leva em torno de 2,5h a 3h dependendo do trânsito. E se for para Grand Bend, prepare-se, pois o lugar fica lotado!

Eu amei a região e com certeza voltarei no ano que vem para passar uma semana e conhecer tudo!

Dicas de hotéis e pousadas em Grand Bend

Algumas opções de hospedagem na região para quem procura algo menos selvagem (risos).

Oakwood Resort: 70761 Bluewater Highway, N0M 1T0 Grand Bend

Lake House Cottage Rentals: vários endereços em Grand Bend.

Amber Hotel:  99 Ontario Street South, N0M 1T0 Grand Bend

Bonnie Doone Manor-On-The-Beach16 Government Road

Como chegar

Dei uma procurada rápida e a única forma de chegar no Pinery ou em Grand Bend é de carro. A outra alternativa que achei seria ir de taxi de London até lá mas imagino que saia bem caro!

Mais informações sobre o Pinery: https://www.ontarioparks.com

Estacionamento em Grand Bend: há um lote gratuito na escola nos meses de julho e agosto (81 Crescent Street). Nós paramos na rua principal e era gratuito, não havia placa avisando limite de tempo mas vi online que só pode ficar até 2 horas e que em alguns locais tem parquímetros. Ficamos bem mais e demos sorte de não recebermos multa. Os outros estacionamentos da cidade são pagos. Há um app chamado Honkmobile onde podemos pagar e até receber alerta quando o tempo está para vencer.

Leia sobre outros parques em Ontário

Belfountain Conservation Area, um parque lindo e pertinho de Toronto

Sandbanks, uma praia com dunas de areia em Ontário

Bate-volta para Elora

O outono no Arrowhead Provincial Park

A ponte suspensa do Ferris Provincial Park

Six Mile Lake e a região de Port Severn


O post contém link para o Booking.com, ao qual o Baianos no Polo Norte é afiliado. Isso significa que recebemos uma pequena comissão nas reservas feitas a partir desse link. O leitor não paga nada a mais por isso. A renda ajuda a pagar os custos de manutenção do blog. Obrigado!

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Mari Cimini disse:

    Meu sonho é acampar em uma RV! Eu adorei a praia, e me deu vontade de visitar esse parque também! Obrigada por mencionar o blog no seu post 🙂

  2. Gina disse:

    Que praia linda! Aliás, todos os locais que vocês visitaram merecem nota dez!
    Parabéns, o blog “Baianos no Polo Norte” está maravilhoso!

Deixe um Comentário