Uma tarde na cidade de Paris, Ontário

No interior de Ontário não faltam opções de cidades lindas para visitarmos, como já falei nesse post aqui. Dessa vez vou mostrar para vocês Paris, que fica perto de Hamilton e Brantford, nas margens do Grand River. O lugar é um charme.

Depois de passar a tarde em duas fazendas de lavanda na região, escolhemos fechar o dia em Paris. A cidade tem importância histórica pois recebeu a primeira chamada telefônica do mundo, em 1876. A placa pode ser vista na fachada de um dos prédios na rua Grand River St N, entre a loja de chocolate e a de móveis. As coordenadas exatas são: N 43° 11.634 W 080° 23.053. Se quiser ir no local onde a chamada foi originada, pode ir na casa de Alexander Graham Bell, que hoje é um museu chamado Bell Homestead (94 Tutela Heights Rd, Brantford.). Eu mostrei nesse post aqui.

A rua principal do centro de Paris é bem bonitinha e tem aquele ar de cidade antiga, com algumas casas com fachadas de pedra e flores penduradas nos postes.

Paris está no meio de dois rios e vários restaurantes tem pátio virado para o Grand River, proporcionando uma vista incrível para os clientes. O pátio mais famoso da cidade é o do restaurante Stillwaters Plate & Pour (61 Grand River St N) e foi o que escolhemos para sentar. A espera é longa mas vale a pena. Jantamos assistindo as pessoas canoando no rio e o trem passando na ponte mais alta, ao fundo.

Com a Alicia 

O restaurante tem comida boa e menu infantil para agradar aos pequenos. O menu infantil inclui suco e sobremesa. Nós fizemos o passeio com a família da Alessandra, do blog Alicia e Outros Papos e foi uma delícia. Só esquecemos de tirar uma foto juntos na cidade.

O fundo dos restaurantes pode ser visto da ponte da William St.

Paris, Ontário

Não deixe de visitar o mercado público, cheio de lojinhas e cafés, que funciona dentro de um prédio histórico chamado Paris Wincey Mills (31 Mechanic St). Ele funciona apenas de quinta à sábado e como nós fomos no domingo não conseguimos ir, mas fica a dica para quem for passear na cidade.

E se precisar tomar um café recomendo o Midtown que fica do lado do restaurante Stillwaters, eles servem lanches rápidos e também tem pátio com vista para o rio.

Quem quiser se aventurar pelo rio pode alugar uma canoa, caiaque ou prancha de SUP e se aventurar pelo Grand River. Vimos uma loja no 115 Grand River St N, chamada Grand Experiences, mas não fizemos o passeio desta vez.

Curiosidade: Apesar dividir o nome com cidade francesa, não há nenhuma relação entre as duas. A Paris canadense ganhou o nome por causa de suas minas de gipsito, de onde eles extraiam material para fabricar Plaster of Paris, uma espécie de gesso usado em esculturas e aplicações artesanais.

Como chegar

A forma mais rápida e fácil é dirigir até lá mas quem preferir pode ir de trem. Pegue o trem da Via Rail saindo da Union até Brantford (aprox. $60 ida e volta) e depois chame um taxi (aprox. $25 da estação até Paris). Nesse caso eu deixaria k taxi agendado para não ter surpresas ao chegar lá. 

Combine sua visita a Paris com outros passeios

Se você tiver indo em julho e curte flores, recomendo combinar o passeio com uma visita a fazendas de lavandas, como a Bonnieheath e Apple Hill Lavender. A primeira é maior e é também uma vinícola onde podemos fazer degustação de vinhos. A segunda é pequena mas bem bonitinha. Mas como estão uma do lado da outra vale a pena. Já escrevi sobre a Bonnieheath aqui.

Apple Hill LavenderBonnieheath

Outra coisa legal para fazer se você estiver indo de carro é tomar café da manhã no Windmill Country Market, que tem uma fachada igual a um moinho e vende produtos da Holanda. O endereço é 701 Mt Pleasant Rd – Mount Pleasant, e funciona todos os dias exceto domingos e segundas. Mais sobre informações aqui.

Quem curte natureza pode ir nas cachoeiras Webster e Tew, que estão no caminho de volta para Toronto. Elas ficam bem próximas do estacionamento e não é preciso fazer uma caminhada longa para poder vê-las.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Gina disse:

    Muito linda essa cidade. Espero ir visita-la um dia. Lindo seu post (todos!). Bjs

  2. Dani Vidal disse:

    Que charme essa cidade! Imagino a paz e tranquilidade de poder sentar a beira do rio para fazer uma refeição. Adorei seu post Livi, como sempre mto informativo. Obrigada por compartilhar. Beijos

Deixe um Comentário