Como é o Chutes Provincial Park, em Ontário

O Chutes Provincial Park foi a nossa primeira parada na viagem para o norte de Ontário. Pense num lugar gostoso que surpreendeu. Ele fica a 480km de Toronto e é o único parque provincial entre Sudbury e Sault Ste. Marie. A nossa estadia foi de duas noites e deu para curtir o lugar e explorar Manitoulin Island.

Chutes

O Chutes é cortado pelo rio Aux Sables e tem diversas cachoeiras pequenas chamadas de Seven Sisters Cataracts e uma maior sem nome.

A cachoeira principal tem um deck de observação e também uma escada que liga ao camping da área Log Drive Lane and Big Chute. Além disso há um pequeno estacionamento bem ao lado, então não precisa andar quase nada para chegar lá.

O parque possui uma única trilha chamada Twin Bridges com um total de 6km para ir e voltar. A trilha é fácil e passa por duas pontes onde é possível ver algumas cachoeiras menores e corredeiras. Ao longo do caminho há painéis com explicações sobre a história do local. A título de curiosidade,entre os anos de 1890 e 1940, o rio Aux Sables era uma das rotas para transporte de madeira. As árvores eram cortadas no inverno, marcadas para identificar os donos e jogadas sobre o rio congelado. Na primavera, quando o rio descongelava as madeiras eram conduzidas naturalmente, seguindo o curso do rio até a cidade de Spanish. Ao lado da cachoeira maior, havia uma rampa para a madeira descer com mais facilidade. Em inglês essa rampa chama chutes e daí veio o nome do parque.

Chutes

A área para banho fica no rio, logo abaixo da cachoeira. É bem rasa e sem correnteza forte. Quando fomos a água estava uma delícia! Achamos o lugar super gostoso e tranquilo, já que a maioria das pessoas dormem no Chutes e seguem viagem no dia seguinte. As meninas adoraram brincar no rio.

Chutes

Como é o camping

O parque possui 3 áreas de camping:

Red Pine Road and Seven Sisters Circle: mais próximo dos chuveiros. Vários campsites espaçosos, áreas para acampar em grupo. Vale ressaltar que os campsites 18 a 30, ficam ao da highway 553, que apesar de não ser muito movimentada pode incomodar.

Log Drive Lane and Big Chute: perto da trilha e da cachoeira principal, os campsites também são bem espaçosos e fáceis para estacionar um trailer ou motorhome. No site do parque, eles dizem que dá para ouvir o barulho da cachoeira dos campsites 90 a 96. Nós ficamos no 89 e a noite dava para ouvir um pouco. Eu gosto do barulhinho da água, mas fica a dica para quem não gosta.

Trillium Trail: fica mais perto da praia, em compensação alguns campsites ficam de frente para casas, o que eu não curto pois acho que tira a graça da experiência de acampar “na floresta”. Essa é a única área do Chutes com 2 campsites pull-through (aquele que você entra por um lado e sai pelo outro). Para quem ainda está com dificuldade em manobrar um trailer ou motorhome, é uma boa opção.

A cidade de Massey

O parque fica na cidade de Massey, que é bem pequena mas oferece uma certa comodidade como restaurantes, loja de conveniência, etc. A maioria fica ao longo da Hwy17. Veja a lista abaixo:

  • Farmer’s Market (funciona todas as sextas das 3-7pm e fica ao lado do semáforo da rua que entramos para o parque).
  • Back Home Bistro
  • The Dragonfly Restaurant
  • Poirier’s Confectionary and Pizza (355 Imperial St S)
  • LCBO
  • Farmácia
  • Posto de gasolina
  • Home Hardware
  • Rona

Se você está de passagem e não quer acampar, há duas opções modestas de acomodação:

Outras informações sobre o Chutes

Gostamos bastante do parque, é um lugar perfeito para um passeio de fim de semana ou uma parada numa viagem mais longa.

No próximo post mostro Manitoulin Island.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Gina Moraes disse:

    Muito lindo !

Deixe um Comentário