Burlington’s Magnetic Hill, a ladeira que puxa os carros para cima

Vocês já ouviram falar na famosa Rua do Amendoim em Belo Horizonte, que já virou ponto turístico por possuir uma ladeira onde os carros aparentemente sobem sozinhos? Em inglês esse tipo de ladeira é chamada de Gravity ou Magnetic Hill (ladeira magnética ou gravitacional). Fiquei sabendo sobre isso graças as histórias de viagem da minha avó e sempre tive muita curiosidade de ver com meus olhos esse fenômeno que desafia a gravidade. Perdi a chance de ver em Moncton mas depois descobri que aqui em Ontário existem mais 4 ladeiras dessas, sendo uma em Burlington. Dia desses nós passamos lá perto e resolvemos ir conferir.

Magnetic Hill - BurlingtonA vista de cima para baixo

Não vou mentir para vocês dizendo que é uma ladeira enorme, como outras que já vi em fotos. Mesmo assim é divertido ver que o carro sobe sozinho, como se estivesse sendo puxado por uma força magnética. E se tiver crianças no carro então, vai ser super engraçado! As minhas ficaram duvidando e acharam que era alguma brincadeira.

A vista de baixo para cima

Nós descemos a ladeira, depois viramos o carro e colocamos no ponto morto e esperamos ele subir. A velocidade chegou a uns 25 km/h e ele foi até o topo.

Localização da Burlington’s Magnetic Hill

Apesar de estar listada como um ponto turístico no site de Burlington, a ladeira não é marcada por nenhuma placa e é mais conhecida apenas por alguns locais. No caminho há uma placa indicando que é por ali mas no lugar exato não tem nada.

Pra chegar lá, use como referência o Leash Free area do Bayview Park, em Burlington. Siga pela King Road sentido norte. A magnetic hill fica no topo da segunda ladeira depois da curva. Passe da ladeira e vá até onde tem os postes de alta tensão, faça o retorno e use como referência a placa de limite de velocidade ou de “no motorized vehicle” para colocar o carro em ponto morto. Confere os detalhes no mapa abaixo. Só fique de olho se vem outros carros pois é uma rua normal.

Explicando o fenômeno

Alienígenas? Assombração? Gravidade invertida? Depósito de minérios? Magnetismo? Há várias explicações folclóricas para as magnetic hills porém o que acontece, segundo os cientistas, é simplesmente uma ilusão de ótica. Por causa da topografia e paisagem do local, as vezes temos a impressão que a inclinação do terreno está no sentido contrário do que ela realmente é. Isso nos faz enxergar uma subida ao invés de descida.

Depois de deixar o carro rolar para cima algumas vezes, resolvemos descer e caminhar na direção norte. Fomos descendo e olhando para trás mas em um determinado ponto ficamos na dúvida se era uma subida ou descida.

Quando estávamos no topo da ladeira olhando para baixo, tínhamos certeza de estar num ponto mais alto. Porém ao descermos e nos distanciarmos um pouco do carro, conseguimos perceber que há um desnível para baixo e o topo da ladeira já não parecia ser tão alto. A coisa engana os olhos mesmo!

Pedimos para as meninas correrem nas duas direções para sentirem qual era a dificuldade e elas acharam engraçado que a sensação era contrária ao que normalmente esperamos. Elas concluíram que era mais difícil correr “para baixo” do que “para cima”. E enquanto estávamos por lá passou um cara de bicicleta e comprovou que a brincadeira funciona para qualquer veículo.

Então depois desse programinha bobo mas divertido, acho que é perfeitamente aceitável dizer que algo pode subir para baixo ou descer para cima né?

Outras magnetic Hills no Canadá

Além dessa que falei no post, essas são as outras ladeiras magnéticas do Canadá, segundo o Wikipedia:,

  • Abbotsford, BC: McKee Road antes do Ledgeview Golf Course
  • Vernon, BC: 5390 Dixon Dam Rd.
  • Moncton, NB: Magnetic Hill
  • Bridgetown, NS: Hampton Mountain Road, 2 km sul do Valleyview Provincial Park
  • Caledon, ON: Escarpment Sideroad próximo da Highway 10, pare o carro no túnel.
  • Dacre, ON: Highway 41, perto da interseção com a Highway 132, também conhecida como Magnetic Hill
  • Oshawa, ON: Ritson Road N (norte da Raglan Road); sul do trilhos, comece perto da árvore grande da esquerda em direção aos trilhos.
  • Chartierville, QC: nome oficial Magnetic Hill
  • Notre-Dame-Auxiliatrice-de-Buckland, QC: Route Saint-Louis (Côte magnétique de Buckland)

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. ginapsi disse:

    Que legal! Você sempre descobrindo novidades. Imagino a curtição das meninas.

Deixe um Comentário