Bon Echo, um passeio com direito a montanha e pinturas primitivas

Quem foi que disse que em Ontário não temos montanhas? Tá certo que elas não são altas como no oeste canadense mas tá valendo. A foto abaixo mostra a Mazinaw Rock, com 100 metros de altura e 1,5km de comprimento, localizada no Bon Echo Provincial Park.

Bon Echo

Eu estava louca para visitar esse parque já faz um tempão e ele entrou para a lista dos mais lindos que já fui em Ontário até o momento. E, além da pequena montanha, ele possui outra característica especial, o Bon Echo abriga mais de 260 pinturas antigas feitas pelos povos Ojibwa. É a maior concentração de pinturas desse tipo na região sul do Canadian Shield. Essas pinturas ficam na Mazinaw Rock, aproximadamente 1 metro acima do nível da água e só podem ser vistas se fizermos o tour de barco ou alugarmos uma canoa. O local é tombado pelo patrimônio histórico canadense.

Réplica de uma das pinturas no museu do parque

Durante a nossa estadia de 3 dias, conseguimos explorar algumas das atividades disponíveis no Bon Echo e também fazer passeios pela região. No primeiro dia, como estava chovendo optamos por visitar às cavernas Bonnechere. No segundo dia o sol saiu e pudemos aproveitar bem o parque e suas belezas naturais.

Visitamos também o museu, a lojinha de presentes e até o anfiteatro, onde acontecem apresentações nas noites de verão. Tudo isso é gratuito e está incluso no preço do ingresso para o parque. O museu é pequeno mas explica um pouco sobre a fauna, flora, relevo e história da região, não deixe de ir.

Nesse dia fizemos a trilha até o topo da Mazinaw Rock, que considero imperdível. Uma dica muito importante é que há um barco que faz a travessia para a outra margem e ele tem horários limitados e não funciona em feriados. Então assim que chegar no parque corra para a loja de presentes e compre seus bilhetes. O mesmo vale para o tour que leva até as pinturas. Nós não sabíamos que eles vendiam antecipadamente e quando chegamos conseguimos apenas o bilhete para atravessar. O preço para 2 adultos e 2 crianças foi $20. Quem tiver ou quiser alugar uma canoa pode ir remando.

Olha o pessoal escalando a pedra

A trilha, apesar de irregular, não é difícil mas é uma subida que requer fôlego e disposição. Em alguns pontos há escadas para ajudar (ou atrapalhar). Assim como nós, haviam várias famílias com crianças e todo mundo foi sem problemas. Só não esqueça de levar o repelente porque os mosquitos atacam para valer lá em cima. Nem preciso dizer que a vista foi de tirar o fôlego, né? Demoramos em média 1 hora para ir e voltar.

Na volta tentamos alugar uma canoa e para nossa surpresa não havia nenhuma. Esse serviço é feito por concessão e eles não renovaram o contrato com a empresa que estava lá e nem abriram espaço para outra, portanto o local está fechado. Não há informação em lugar nenhum no parque sobre isso. Só descobrimos depois que conversamos com um pessoal que estava com canoa. Eles alugaram na Bon Echo Outfitters, loja que fica do lado de fora do parque. Você faz a reserva online e eles te entregam a canoa no parque. Só que como era feriadão todas já estavam alugadas. Para mim isso foi uma super decepção pois o que eu mais queria era ir ver as pinturas de perto e infelizmente não foi dessa vez. Então fica a dica para quem for lá e quiser passear de canoa, não cometa o mesmo erro que nós.

No fim do dia ficamos sentados na beira do lago assistindo o pôr do sol e testando a acústica do local. Como vocês podem imaginar, o parque ganhou o nome de Bon Echo por causa da boa acústica e as minhas filhas ficaram o tempo todo falando alto só para ouvir o eco na beira do rio (quem nunca).

Fora os contratempos, adoramos o Bon Echo. Nós acampamos dentro do parque com nosso trailer e cada dia que passa estou gostando mais desse tipo de passeio. Tem sido uma experiência super gratificante ver as minhas filhas soltas, em contato com a natureza e sem pedir nenhum eletrônico para passar o tempo.

Outras opções de hospedagem dentro do parque, além dos locais para colocar as barracas são cabanas e yurts. Elas podem ser alugadas no site do Ontario Parks. Para quem quiser “glamour”, há 2 motéis bem simples na cidade de Cloyne, pertinho do Bon Echo.

Como chegar no Bon Echo

Website: www.ontarioparks.com/park/bonecho

Endereço: 16151 Hwy. 41 – Cloyne, ON

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto