Bate-volta: Ball’s Falls Conservation Area

Conhecer lugares novos é ao mesmo tempo uma paixão e um vício. E para falar a verdade não me importa se o passeio é para um lugar a 5 minutos de nossa casa ou do outro lado do mundo. Na semana passada fomos passear no Ball’s Falls Conservation Area, um parque com duas cachoeiras, uma vila antiga bem preservada, centro de visitantes e muita área para fazer picnic. O local é lindíssimo e está a pouco mais de 1h de Toronto.

Fiz vídeos e coloquei nos destaques do meu Instagram @livi_souza mas vou explicar com mais detalhes aqui no post.

A trilha começa atrás do centro de visitantes.

Ball’s Falls

Há uma placa indicando as trilhas.

Ball’s Falls
Lower Ball’s Falls

A cachoeira de baixo ou lower falls, é a que tem a trilha mais curta e fácil. Nem chega a ser uma trilha de verdade. Ao chegar na placa você pode seguir para a esquerda ou pegar a trilha vermelha, vai dar no mesmo lugar. Atravesse a ponte e siga pelo parque em direção as construções antigas. Entre na vila antiga e siga para a esquerda, atrás da igreja. O mirante fica ao lado do moinho.

Essa cachoeira nós olhamos só de cima pois o caminho onde o pessoal estava descendo era bem perigoso. Não sei se tem outro mais fácil.

Ball’s Falls

A vila

Dentro do Ball’s Falls, tem uma pequena vila da metade do século 19 completamente preservada. Em dias normais muitas dessas casas estão abertas para visitação.

Ball’s Falls

As casinhas antigas dão um charme todo especial ao parque.

Upper Ball’s Falls

A trilha para o mirante da cachoeira de cima também é fácil. Dá para fazer com crianças. E a vista é essa aí.

Agora, se você quiser se aventurar na parte de baixo, precisa descer e ir caminhando nas margens do rio. O caminho é irregular e cheio de pedras, não indicado para crianças muito pequenas. Crianças maiores como as minhas (9 e 11 anos), fazem numa boa.

Nós descemos pelas ruínas.

A vista sem dúvida vale o esforço da caminhada. Desse ângulo conseguimos ver a água saindo de dentro da pedra.

Ball’s Falls

Amamos esse tipo de passeio que nos permite ficar em contato com a natureza e ainda recarregar as baterias.

Informações sobre a Ball’s Falls

Website: https://npca.ca/parks/balls-falls

Endereço: 3292 Sixth Avenue, Lincoln, ON

Horário de funcionamento: 8am-8pm

Valores do ingresso (não é preciso marcar horário):
-Adulto:$8 | Idosos:6 | Valor máximo por carro:$24 | Self pay (quando não há funcionários cobrando):$5

Se você pretende visitar muitas vezes os parques da Niagara Peninsula Conservation Authority, vale a pena comprar o passe anual que custa $113 e vale para um carro e todos os seus ocupantes.

A partir do dia 19/6/20 o parque começa a operar ativamente, com banheiro funcionando e tudo! Algumas construções antigas também estarão avertas para visitação, respeitando os limites de distanciamento.

IMPORTANTE
Uma coisa que vale mencionar é que as cachoeiras da região de Hamilton e St Catharines tem maior volume de água na primavera por causa do degelo e chuvas. Mas durante o verão e outono algumas ficam apenas com bem pouca água ou chegam até a secar. Eu já vi a Devil’s Punchbowl (Hamilton) e a Hilton Falls praticamente secas.

CUIDADO:
Se houver uma chuva forte pouco antes ou durante a sua visita, não desça ao nível do rio porque o volume de água pode aumentar rapidamente. Isso já aconteceu várias vezes e pessoas tiveram que ser resgatadas pelos bombeiros.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário