Hiking e camping no Algonquin, o parque mais antigo de Ontário

O Algonquin Provincial Park foi o primeiro parque provincial de Ontário. Nós já tivemos a oportunidade de visitá-lo inúmeras vezes, em épocas diferentes. Ele fica 3h norte de Toronto, tem 12 campings, 21 trilhas oficiais e mais de 2000 lagos!

Se quiser ter mais tempo para explorar o parque, recomendo se hospedar em Huntsville (que é uma gracinha) ou acampar por lá, se você gostar desse tipo de aventura.Algonquin

Esse post reune todas as minhas dicas para quem planeja visitar o parque.

Atrações e trilhas do Algonquin

As principais atrações e trilhas estão ao longo de 56km da highway 60. Para facilitar eles identificam a localização das coisas pela quilometragem, sendo que o km zero é no West Gate. As trilhas listadas abaixo ficam nesse percurso. Já fiz a maioria delas.

Há trilhas também na parte sul, norte e leste do parque mas como ainda não tive a oportunidade de fazer não vou listar.

As distâncias abaixo são para ir e voltar. Na entrada do Algonquin eles fornecem um mapa com informações sobre pontos de interesse e trilhas mas você pode baixar online

Whiskey Rapids Trail

Localização: km 7,2
Trajeto: 2,1 km

Acho uma trilha bem fácil ao longo do rio Oxtongue.

Algonquin

Hardwood Lookout Trail

Localização: km 13,8
Trajeto: 0,8 km

Caminhada relativamente fácil e com uma vista bonita do Smoke Lake. Pena que eles fecham essa trilha no outono.

Mizzy Lake Trail

Localização: km 15,4
Trajeto: 11 km

Essa é a trilha que oferece a maior chance de ver animais no parque, principalmente alces. Ela passa por 9 pequenos lagos. Não é um percurso difícil porém tem algumas áreas meio lamacentas. O melhor é começar logo cedo pois vai demorar umas 4-5 horas para completar. Nós fizemos uma parte dela e voltamos pois as meninas já estavam cansadas e os mosquitos estavam demais. Não é permitido levar cachorros nessa trilha.Algonquin

Peck Lake Trail

Localização: km 19,2
Trajeto: 1,9 km

Basicamente uma caminhada ao redor do lago, dá para fazer em menos de 1h..

Track and Tower Trail

Localização: km 25km
Trajeto: 7,7 km

Uma das vistas mais lindas do Algonquin. O nível de dificuldade é moderado em minha opinião

Hemlock Bluff Trail

Localização: km 27,2
Trajeto: 3,5 km

Caminhada agradável e vista impressionante do Jack Lake.

Bat Lake Trail

Localização: km 30
Trajeto: 5,6 km

Outra que ainda não tivemos a oportunidade de fazer mas ela também tem um mirante com vista o o Bat Lake. é considerada de dificuldade moderada.Algonquin

Two Rivers Trail

Localização: km 31
Trajeto: 2,1km (1 hour) moderate

A trilha tem uma pequena subida e vista bonita.

Centennial Ridges Trail

Localização: km 37,6
Trajeto: 10 km

É uma trilha considerada difícil mas com uma vista recompensadora. Achamos melhor esperar as meninas crescerem mais para fazermos.

Lookout Trail

Localização: km 39,7
Trajeto: 1,9km

Essa é trilha tem ganho de elevação de 71m, caminho sem obstáculos mas é uma subida boa! Eu acho a vista incrível. Ótima com crianças.Algonquin

Big Pines Trail

Localização: 40,3
Trajeto: 2,9 km

Como o nome diz, passamos por uma floresta de pinheiros enormes! A trilha é fácil, com pouca elevação porém o terreno é meio irregular, com muitas pedras e raízes. Um ponto negativo em minha opinião é que parte dessa trilha é do lado da estrada, e ficamos ouvindo o barulho dos carros. This trail visits spectacularly large, old growth White Pine and the remains of an 1880s logging camp.

Booth’s Rock Trail

Localização: km 40,5
Trajeto: 5,1 km

Essa trilha tem um mirante espetacular! As árvores da região ficam bem alaranjadas no outono, lindo demais!

Spruce Bog Boardwalk

Localização: km 42,5
Trajeto: 1,5 km

Apesar de ser super fácil, não curti muito pois fica praticamente na estrada. Para quem não se importa com o barulho dos carros e curte observar pássaros, é ótima.Algonquin

Beaver Pond Trail

Localização: km 45,2
Trajeto: 2 km

Uma das trilhas que mais gostei.Tem um pequeno ganho de elevação de 64m, muita tranquilidade e uma paisagem linda. É ótima para fazer com crianças e com grandes chances de ver castores. Nós só vimos esquilos pequenos (chipmunks) e uma tartaruga tomando sol. Mas foi impressionante ver de perto uma represa construída por castores, dois lagos criados por eles e suas casas.

O pessoal do parque disse que a melhor época para ver os castores é no outono pois eles trabalham sem parar para deixar tudo pronto para o inverno. Nós fizemos a trilha no verão.Algonquin

Algonquin Logging Museum Trail

Localização: km 54,5
Trajeto: 1,3km

Essa trilha conta a história da exploração da madeira na região. Caminhamos no meio da floresta e a medida que andamos aprendemos um pouco do que aconteceu ali visitando cabanas, carroças barcos e veículos É impossível não admirar a coragem daquelas pessoas que passavam os meses de inverno vivendo num floresta, sem nenhum tipo de estrutura, dormindo amontoados, sem tomar banho ou trocar de roupa. E também a engenhosidade de tudo que eles criaram para sobreviver. Isso é a essência do Canadá, que continua até hoje recebendo pessoas determinadas, dispostas a recomeçar, dispostas a dar duro para vencer. Vale muito a pena fazer!

Centro de visitantes

Uma coisa super legal sobre os parques canadenses é que a maioria tem centros de visitantes super legais. Esses centros oferecem informações sobre os animais, plantas, história da região e programação interativa. É uma forma divertida de educar os visitantes. Minhas filhas adoram e sempre pedem para ir. No Algonquin, o centro é um dos melhores que já vi! Além de todas as exposições, tem restaurante, lojinha de presentes e um deck com a vista linda da região. E o melhor, não paga nada para entrar, está incluso na taxa que pagamos para usar ou acampar no parque.

Alguns programas foram cancelados por causa da pandemia, e o restaurante também está fechado. Mesmo assim vale demais conhecer.Algonquin

Algonquin Art Centre

Galeria de arte com pinturas, fotografias e esculturas feitas por artistas locais. Está fechada temporariamente por causa da pandemia.Algonquin

Dicas para quem vai no outono

Outono é a época mais linda para visitar o parque, mas infelizmente todo mundo acha a mesma coisa e quer ir nessa época. Então recomendo chegar cedo pois o parque fica lotado essa época e fica uma fila de carros bem grande para entrar. O valor da taxa de day use nos fins de semana é $21 por carro. Caso você esteja acampando em outro parque não precisa pagar essa taxa, pode seguir direto pela pista principal sem parar na portaria. Deixe o papel visível no painel do carro.

As trilhas também ficam super movimentas e os estacionamentos concorridos. No último fim de semana nós estávamos acampando no Arrowhead  e aproveitamos para visitar o Algonquin mais uma vez. Fizemos a trilha Lookout, porém quando estávamos voltando já tinha bastante gente e não me senti muito à vontade. Colocamos as nossas máscaras e fomos embora.

Por causa da sua localização e relevo, as árvores lá costumam mudar de cor um pouco antes. o pico das cores geralmente ocorre entre a metade de setembro ou o início de outubro. Antes de sair de casa consulte o relatório com atualização sobre a coloração das folhas aqui.

Essa é uma época perfeita para fazer uma viagem de Toronto a Ottawa, cruzando o Algonquin. Isso vai aumentar sua road trip de 2-4 horas mas garanto que a paisagem vai compensar. Nessa época há muitas chances de ver ursos e alces na estrada.

Acampando no Algonquin

Acampar no Algonquin é diferente dos outros parques em Ontário pois ele é enorme e tem vários campgrounds. Ao long da highway 60 tem 8, no norte 2 e no leste mais 1. E esses são os camping que são acessíveis de carro, nem estou contando os chamados backcountry que são os mais remotos. Nós conhecemos o Canisbay Lake e o Lake of Two Rivers, ambos lindos! Porém só acampamos no Lake of Two Rivers.

Acampar nos possibilita explorar com mais calma e desfrutar de tudo o que o parque tem a oferecer. O Lake of Two Rivers fica no km 31,8, bem central e próximo do sanitary station. Por falar nisso, se você vai trailer ou motorhome isso é um detalhe importantíssimo: o Algonquin só possui 2 trailer sanitary stations, que é o lugar onde podemos encher o tanque de água e esvaziar o esgoto. Um fica no km 35,6 e o outro no Rock Lake Campground. Lembre-se disso na hora de escolher o seu camping para não perder tempo dirigindo de um lado para o outro. E se prepare para as filas, esperamos mais de 1h para esvaziar o trailer.

O camping tem uma ótima infraestrutura, eletricidade, banheiro, chuveiro (fechado esse ano), lavanderia, uma praia calma, um lago perfeito para passear de canoa ou fazer SUP. Além disso fica do lado do mercadinho e lanchonete do parque, que está sempre lotada.

Uma visita ao Algonquin é recompensadora em qualquer época do ano, pelas paisagens, pelo aprendizado e pela vida selvagem. Sempre aprendemos algo sobre a história do Canadá e voltamos impressionados com tanta beleza. Uma experiência inesquecível!

Informações úteis

Website do parque: www.algonquinpark.on.ca

Para fazer reserva no camping, vá no site do Ontario Parks.

Locais para reservar uma canoa no Algonquin (vários entregam no seu campsite): Portage Store, Algonquin Bound Outfitters, Opeongo Outfitters.

Aluguel de bicicletas: Two Rivers Store

Hotéis e cabanas no parque:

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Nuno França disse:

    Que espectáculo!
    Gostei muito!
    Belo sítio para passear no Outono! 🙂

Deixe um Comentário