Icefields Parkway, a estrada mais linda do mundo

No terceiro dia da nossa viagem saímos de Banff em direção a Jasper. Percorremos os 230 km mais longos da nossa vida na Icefields Parkway, uma das estradas mais lindas do mundo!

icefields-parkway-4Construída em 1940, ela segue paralela a Divisória Continental das Américas, atravessando no meio de uma imensa cadeia de montanhas. Não existem palavras que descrevam a beleza da região, a cada curva o cenário vai ficando mais lindo. Uma emoção muito grande poder conhecer um pouco mais do meu querido Canadá. icefields-parkway-2icefields-parkway-1

Demoramos o dia inteiro para fazer o caminho por causa das inúmeras paradas fotográficas, a maioria vistas de mirantes na estrada mesmo.

As coordenadas de GPS são só uma referência, fique atento para as placas que indicam o local de parar. Vale lembrar que não tem cidades ao longo dela e o celular fica sem sinal (mas há telefones de emergência em alguns pontos).

Herbert Lake


Nossa primeira parada foi no Herbert Lake (51.461183, -116.221752), um lago pequeno mas muito fotogênico. A entrada do estacionamento fica a esquerda de quem está indo para Jasper.

herbert-lake-1

Logo depois tem o Hector Lake, que pode ser visto da estrada mas passamos do ponto e na volta estava nublado, nem dava para ver direito.

Crowfoot Glacier


Em seguida foi a vez da geleira Crowfoot (51.662857, -116.437741), o nome foi dado pois na época que foi descoberta ela parecia um pé de corvo. Agora já encolheu e perdeu um dos “dedos”.

Crowfoot-Glacier-1

Bow Lake


Logo em seguida tem o mirante do Bow Lake (51.673474, -116.449775), de lá também dá para ver a geleira acima. Na margem oposta a Icefields tem um hotel chamado Num-Ti-Jah Lodge. É o pontinho do lado direito da foto 😉 Imagina poder dormir e acordar nesse cenário!

Bow-lake-1

As meninas fizeram questão de molhar os pés na água gelada.Bow-lake-2 Bow-lake-3

Peyto Lake


Eu nunca vi uma cor de água tão azul como a do Peyto Lake (51.716174, -116.497665), é difícil acreditar nos olhos. De cima, vemos um lago intocado, que mais parece uma pintura. Para chegar lá pegamos uma pequena estrada e subimos até o Bow Summit, o estacionamento fica antes e é preciso seguir o resto do caminho andando pela trilha. O marido nos deixou lá em cima e voltou para estacionar o carro. Repelente é indispensável!

peyto-lake-5 peyto-lake-6 Peyto-Lake-2Peyto-Lake-1

Waterfowl Lakes


São dois lagos que estão bem perto da Icefields, eles não são muito famosos mas valem a parada, especialmente num dia de céu azul (51.849807, -116.628415).

waterfowl-lake-2

Essa foto aí embaixo foi selecionada e apareceu no Instagram da revista Viagem e Turismo.waterfowl-lake-1

Saskatchewan River Crossing


Fica 79km norte de Lake Louise (51.972936, -116.745777). No local há mercadinho, posto de gasolina (único da Icefields), hotel e restaurante. Fizemos uma parada lá para almoçar pois já era meio da tarde. Comemos dentro do motorhome mesmo, pois quando olhei os preços das coisas quase tive um treco de tão caro. Gasolina custava 50% a mais do que nos outros lugares.

sakatchewan-crossing-1

Do lado de fora, há alguns artefatos relacionados ao garimpo e qualquer pode praticar.

sakatchewan-crossing-2

Bridal Veil Falls


Essa cachoeira tem um total de 370m de altura e cai em camadas, bem bonita (52.179572, -117.056386).

icefields-parkway-3 icefields-parkway-5

Columbia Icefields Centre


O Columbia Icefields Centre (52.219781, -117.228220) fica em frente a geleira Athabasca e de lá saem os tours para o Skywalk e geleira. O carro fica no estacionamento deles e seguimos nos ônibus que levam a cada local. Todos os tours tem hora marcada e os últimos saem às 18 horas. Demos sorte e chegamos a tempo de fazer os dois.

Saímos as 16:20 para o Skywalk, uma plataforma de observação que fica a 280 metros de altura. O chão e paredes de vidro dão um toque especial. Para os que tem medo de altura como eu, é só não olhar para baixo 😉 As crianças nem se abalaram e ainda ficaram pulando para matar os adultos de medo. A experiência custa $29.95. Você pode ficar lá o tempo que quiser mas em 1 hora dá para ir e voltar tranquilo.

skywalk-2skywalk-1

Às 18 horas partimos para a geleira Athabasca. A jornada começa num ônibus normal, depois mudamos para um veículo especial capaz de andar na geleira. Quando chegamos lá, temos uns 20 minutos para olhar e tirar fotos. Apesar de estar um dia quente, a temperatura é baixa na geleira. Não se enganem pela minha bermuda, já estou acostumada com o inverno. Luva, chapéu e casaco caem bem se você é friorento. O passeio dura em média 80 minutos e custa $54.95

columbia-icefields-1 columbia-icefields-3columbia-icefields-2

columbia-icefields-6

Na volta eles mostram o carro que era usado no tour antigamentecolumbia-icefields-4 Economize: Compre passes para duas ou mais atrações oferecidas pela Brewster. Nós compramos o Vista Explorer Combo por $99 para Banff Gondola e mais os dois passeios acima, à venda online ou direto na bilheteria das atrações. Clientes Canadream ganham desconto de 10% em ingressos individuais (talvez as outras empresas ofereçam). Procure cupons nos livros de turismo da região.

Chegamos em Jasper quase 9 da noite e os dois campings próximos da cidade (Whistlers e Wapiti) estavam cheios, como não tínhamos reserva tivemos que voltar uns 15 km para dormir em Wabasso.

No próximo post tem Jasper e região.

Veja o roteiro completo dessa viagem pelos parques de Banff e Jasper. 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Regina disse:

    Livi, adoro seu blog e tenho aproveitado as dicas. Acabamos de fazer essa viagem pelas Montanhas Rochosas, é mesmo muito lindo!! Adoramos!! Só faltou ser de motorhome! Alugamos carro, fizemos de Calgary a Jasper, em 5 dias. Recomendo!!!

  2. Ana disse:

    Essa estrada é incrível! Não tem como fazer tudo em 3 horas de viagem, é passeio pro dia todo mesmo, parando toda hora pra contemplar a natureza. Lindo!

  3. Lis disse:

    Noooosssaaa!!! Agora eu terei que voltar lah na epoca do verao (baixa estacao) como vc! Wowwww! Eh lindo demaisss!!!!

Deixe um Comentário