Melhores festivais de luzes de Natal para visitar em Ontário

Quando chega novembro eu não consigo pensar em outra coisa a não ser Natal. Acho uma delícia me preparar para a festa, ver as decorações e curtir as atividades relacionadas. Todos os anos nós vamos no Toronto Christmas Market, tiramos fotos com Papai Noel, fazemos gingerbread houses, entre outras coisas. Também já conhecemos o Holiday Train e em 2018 quero aproveitar mais os festivais de luzes de Natal.

Por isso preparei uma lista dos festivais mais conhecidos em Ontário. Escolhi vários em Toronto, já que moro aqui, e outros espalhados pela província. Se você estiver em outra cidade canadense, não se preocupe, praticamente todas elas fazem alguma coisa assim, mesmo que em menor escala.

Para facilitar, coloquei um mapa com todos os locais no fim do post.

Holiday Magic

Holiday Magic – Toronto

Website: www.bloor-yorkville.com/
Data: 17/11 a 31/12

O bairro de Yorkville já é um charme em qualquer época. Mas no fim do ano suas ruas ficam ainda mais lindas decoradas com luzes natalinas. Vale a pena passear por lá no fim do dia e curtir um dos cafés ou restaurantes.

Light Up The Beach – Toronto

Website: www.lightupthebeach.com
Data: 30/11 até a metade de fevereiro

Iluminação especial nas árvores de todo o calçadão do bairro The Beaches. Lindíssimo!

Casa Loma Winterland Nights – Toronto

Website: casaloma.ca
Data: todas as quartas a partir de 7/12 até 04/01, das 17h às 21h

Nós já visitamos a Casa Loma na época de Natal, porém sempre durante o dia. O castelo ganha uma árvore de Natal gigante no hall e geralmente promove algum evento. Na época, nós assistimos uma peça teatral e foi bem legal. Mas nunca fomos à noite para ver toda a iluminação natalina dos jardins. Além das luzes tem coral natalino, chocolate quente e s’mores para os visitantes.

Custo: $27 (adultos), $22 (14-17 e 65+) e $17 (4-13).

Winter Festival of Lights – Niagara Falls Tourism

Winter Festival of Lights – Niagara Falls

Website: www.wfol.com
Data: 3/11 a 31/01

O festival de luzes de Natal de Niagara Falls é um dos mais famosos da província. Nós já fomos mas nunca levamos as meninas. Eles decoram um percurso de 8km, iluminam diversos prédios e as cachoeiras. Além disso há queima de fogos todas as sextas às 21h, até o fim de janeiro. Entre os dias 22/12 e 31/12 a queima de fogos acontece diariamente.

Podemos dirigir todo o percurso ou descer para tirar fotos mais próximas. Não custa nada para ver mas eles sugerem uma doação de $5-$10 por carro, que ajuda a manter o festival. Para quem procura um lugar mais animado para passar o Réveillon, Niagara é uma ótima opção.

Burlington Lakeside Festival of Lights

Website: burlingtonfestivaloflights.com
Data: 30/11 a 08/01

A cidade de Burlington decora o todo o Spencer Smith Park e dá para ver tudo sem sair do carro se estiver muito frio para caminhar.

Gifts of Light

Gift of Lights – Kitchener

Website: bingemans.com/gift-of-lights.php
Data: 15/11 a 05/01

O festival de kitchener é realizado pela Bingemans e possui mais de 30 displays, inclusive um túnel de luzes. O percurso de 2km só pode ser feito de carro e demora em média 20 minutos para ver tudo, pois só podemos andar a 10km/h. E para quem quer entrar totalmente no espírito natalino, basta sintonizar na rádio 100.1 FM para ouvir músicas de Natal. Esse ano eles terão uma noite especial onde os visitantes poderão fazer o percurso a pé. Nós fomos em 2017 e mostramos com detalhes nesse post.

O acesso ao Gift of Lights é pago e uma parte do valor arrecadado vai para o Hospital de Grand River. O ingresso custa $ 20 por carro, na porta, e $15, se comprar online. E se a fila estiver grande você pode adquirir um speed pass por $5.

Christmas Magic – Cobourg

Website: www.cobourgtourism.ca/2016/11/13/cobourg-tourism-presents-christmas-magic/
Data: 16/11 a 4/01 das 18h às 22h

Cobourg é uma cidade super linda, localizada a 1h leste de Toronto. Nós sempre vamos lá no verão por causa da praia. Leia sobre ela aqui. No inverno a cidade se transforma e ganha uma iluminação de Natal bem bonita na marina.

Festival of Nothern Lights

Festival of Northern Lights – Owen Sound

Website: www.owensoundfestivalofnorthernlights.ca
Data: 17/11 a 06/01 das 17 às 22h

Os moradores de Owen Sound se unem para iluminar a cidade com mais de 400 displays em parques, orla e centro. No total a decoração ocupa um percurso de 25km. Owen Sound fica a 2,5h de Toronto mas está a apenas 60km de Blue Mountain. Então fica a dica para quem quiser combinar os dois num fim de semana.

Christmas Panorama – Simcoe

Website: www.simcoepanorama.ca
Data: 1/12 a 6/01 das 17:30h às 23h

Simcoe é um pequena cidade no sul de Ontário, perto de Port Dover. Ela é super charmosa e seus parques ganham iluminação especial nessa época do ano. Quem quiser pode passear de charrete ou sentar ao redor de uma das fogueiras no parque para tomar um chocolate quente e se aquecer.

Luzes de NatalChristmas Lights Across Canada – Ottawa Tourism

Christmas Lights Across Canada – Ottawa

Website: www.ottawatourism.ca
Data: 05/12 a 07/01

O prédio do Parlamento canadense vai ter um show de luzes especial para o Natal, similar ao que eles fazem no verão chamado Northern Lights.

Upper Canada Village

Alight at Night – Morrisburg

Website: www.uppercanadavillage.com/events/alight-at-night/
Data: 01/12 a 06/01

Esse fica dentro do Upper Canada Village, uma réplica de um vilarejo antigo, portanto um museu vivo parecido com o Black Creek Pioneer Village. O diferencial desse festival é que eles simplesmente iluminam a vila inteira, ao invés de colocar displays espalhados. Então todas as casas, cercas de madeira e as árvores estão iluminadas. No total usaram mais de 1 milhão de luzes, segundo eles. O passeio é temático e pode ser a pé ou numa carruagem antiga. Custa $15.95 (adulto), $11.95 (6-12) e $13.95 (65+).

Como disse antes, não é preciso ir a um festival específico para apreciar as luzes de Natal. Vale a pena passear pelas ruas do centro de qualquer cidade e até mesmo os bairros residenciais, pois muitos moradores se empolgam e decoram suas casas. Todos os anos saímos em busca de casas bem decoradas aqui em Toronto e tem até um post com os endereços das que achamos mais legais (clique aqui para ler). Se você souber de outros lugares legais para visitar, conta aí nos comentários.


Fotos sem a logomarca do blog são de divulgação de cada evento.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário