Cachoeiras Athabasca e Sunwapta

athabasca-falls-7Muitas vezes ser feliz é escolha nossa, depende da forma que encaramos a vida. A verdade é que não adianta lamentar pelo que não podemos mudar. Temos que sacodir a poeira e seguir em frente.

Acordamos em Jasper com o dia todo planejado, visitaríamos o Beauvert Lake, o monte Edith Cavell, o bonde Skytram (se o tempo estivesse bom), as cachoeiras Athabasca e Sunwapta, depois retornaríamos a Banff. Mas o destino tinha outros planos e logo cedo percebemos que a geladeira do nosso motorhome estava sem funcionar. Após contato com a Canadream, fomos direcionados para uma oficina em Jasper, onde perdemos mais da metade do dia e o problema não foi resolvido. Tinham que trocar uma peça eletrônica, disponível apenas em Calgary. O pessoal da oficina foi super simpático. A esposa de um dos funcionários veio conversar com as meninas e mais tarde trouxe um vale taxi para eu levá-las ao parque, já que estávamos esperando a um tempão. Nessas horas é que a gente conhece o povo de verdade, né?

As soluções oferecidas pela Canadream foram: esperar 2 dias em Jasper/ Banff até chegar a peça (no dia seguinte era feriado) ou voltar para Calgary para que resolvessem imediatamente o problema. Meu sangue fervia nas veias de tanta raiva mas decidi que não deixaria que esse contratempo estragasse, ainda mais, nossa viagem. Então passamos num posto de gasolina, entupimos a geladeira de gelo e pegamos o caminho de volta para Banff. Jasper tem muito a oferecer mas infelizmente não seria dessa vez que aproveitaríamos.

No caminho de volta conseguimos ver as duas cachoeiras do nosso roteiro, a Athabasca e a Sunwapta. As duas são pequenas mas impressionam pelo volume e força da água, que rasga a terra formando cânions. Ambas são alimentadas pela água da geleira Athabasca, que visitamos dias antes.

Existem vários pontos para apreciar a cachoeira Athabasca (52.666061, -117.884075), todos próximos do estacionamento.

athabasca-falls-4athabasca-falls-2athabasca-canyon-1athabasca-falls-3athabasca-falls-6 athabasca-falls-5Sunwapta (52.532891, -117.645569) tem na verdade duas cachoeiras, a primeira é pertinho do estacionamento e facilmente acessível, a segunda é seguindo uma trilha de 1,3 km (aprox. 1 hora ida e volta).

sunwapta-falls-1sunwapta-falls-2

Uma empresa em Jasper faz rafting em diversos pontos próximos das cachoeiras e dois passeios são liberados para crianças a partir de 6 anos. Como nossa mais nova só tem 4 não fizemos. Eles oferecem transporte gratuito e o ponto de encontro é em Jasper, mais no site Whitewater Rafting Jasper.

Seguimos o resto do caminho pela Icefields Parkway fazendo poucas paradas, uma delas na cachoeira Tangle Creek (52.267120, -117.286552).

icefields-parkway-10

Quando estávamos quase chegando em Banff recebemos uma ligação da Canadream, a agente esperou até quase 7 da noite no escritório, pois sabia que estávamos sem sinal na estrada, para nos dar a boa notícia que enviariam um técnico pra arrumar a geladeira no dia seguinte, que era feriado. A única desvantagem é que perderíamos mais uma manhã, esperando por ele. Depois de reclamar um pouco no telefone recebemos como compensação pela perda de tempo uma diária gratuita. No final deu tudo certo, perdemos tempo, claro, mas aprendemos que na vida não adianta ficar lamentando pelo leite derramado. Deixamos a chateação de lado e aproveitamos o máximo que conseguimos ao invés de ficarmos de cara feia sem fazer nada. O que levamos conosco são as memórias boas, as outras viram apenas histórias para contarmos depois.

Comemoramos com um jantar no lindo restaurante Saltlik, em Banff. Comida e atendimento excelentes! Endereço: 221 Bear St

saltlik-3 saltlik-2 saltlik-1


Acompanhe nossos passeios, viagens e novidades no Facebook Baianos no Polo Norte e no Instagram @Livi_Souza.

 

 

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Marcela disse:

    Oi Livi!! Que chato isso, né? Mas faz parte, infelizmente imprevistos acontecem… Especialmente durante viagens! Pelo menos resolveram rápido e se esforçaram para recompensar vocês, né? Por aí também dá pra avaliar a qualidade da empresa!

    Beijos!!

    Marcela
    @tripsandroadtrips

Deixe um Comentário