Como ir de Vancouver para Victoria e vice-versa

Retomando a série de posts sobre a nossa road trip pelo oeste do Canadá, que fizemos para comemorar os 150 anos do país. Depois de dois dias maravilhosos em Victoria, seguimos para Vancouver. Como não há nenhuma ponte que ligue a Ilha ao continente, as únicas formas de fazer a viagem são de barco ou avião.

O transporte marítimo é feito num ferryboat enorme com uma super infraestrutura. O barco possui vários andares e é capaz de levar, carros, motorhomes, ônibus e até caminhões. Gente, tem lojas, lanchonetes e até parquinho lá dentro! E durante os meses de verão há uma programação infantil gratuita. Entendam, eu sou acostumada com o ferry de Salvador e com esse miniatura aqui de Toronto, então babei com esse navio de não sei quandos andares e com elevadores (risos).

Para ir de Vancouver à Victoria, pegamos o ferry no terminal marítimo Tsawwassen e vamos até Swartz Bay. Ambos os terminais ficam longe do centro de cada cidade. A viagem de ferry, entre esses dois pontos, dura em média 1h35min. A viagem de ferry é simplesmente espetacular, cada paisagem de cair o queixo. Chegar em Vancouver pelo mar é deslumbrante!

Carro

Pela conveniência, muitas pessoas preferem alugar um carro. Partindo de Vancouver, dirija-se ao terminal de Tsawwassen para pegar o ferry (1 Ferry Causeway, Delta, BC). A passagem pode ser comprada na hora ou com antecedência no site da BC Ferries (www.bcferries.com). Melhor comprar online para evitar filas. É preciso pagar pelo veículo e também os ocupantes, inclusive o motorista. Os valores são $57.50 por carro normal, $17.20 (12 anos em diante)  e $8.90 por criança (5-11 anos). Residentes de British Columbia pagam mais barato.

Desembarque em Swartz Bay (11300 Pat Bay Highway, Sidney, BC) e siga para Victoria. Na volta é só fazer o caminho inverso.

Se você pretende visitar o Butchart Gardens ele está no meio do caminho para Victoria. Se não pretende, recomendo incluir no roteiro.

Transporte público

Quem está sem carro, pode ir de transporte público para os terminais marítimos, partindo de downtown Vancouver ou Victoria.

Como Vancouver é uma cidade grande e o ônibus/metrô que você vai pegar vai depender da sua localização, o melhor é usar o Trip Planner do site da Translink (www.translink.ca). O preço também vai depender do trajeto, já que o sistema de transporte de Vancouver cobra por zonas. Numa simulação saindo do Canada Place para Tsawwassen eu vi preços entre $4.10 e $6.95 e duração média da viagem de 1h30min.

De Swartz Bay para o centro de Victoria pegue o ônibus número 70 ou 72. O primeiro vai mais rápido e a viagem dura cerca de 1h. A passagem custa $2.50. Mais detalhes sobre o trajeto e como planejar no site da BC Transit (bctransit.com).

BC Connector

BC Connector (bcfconnector.com) é um serviço oferecido pelo BC Ferries e operado pela empresa Wilson Transportation. Eles nos levam do centro de uma cidade a outra. Em Vancouver podemos pegar o ônibus ou descer na porta de alguns hotéis. Apesar de ser mais caro do que ir de transporte público, é uma opção muito conveniente e inclui o ticket do ferry. Foi a opção que escolhemos para ir de Victoria até o nosso hotel em Vancouver. A viagem durou cerca de 4h.

O preço varia de acordo com o trajeto, nós pagamos $71.83 por adulto e $38.54 por criança, para ir até o Blue Horizon Hotel. Quem quiser ficar no centro e não na porta do hotel paga mais barato.

Verdade que podíamos ter economizado bastante indo de ônibus convencional mas em viagem com crianças e com tempo limitado para aproveitar tudo, tem economia que realmente não vale a pena.

Avião

Para falar a verdade não sei se viajar de avião entre as duas cidades compensa. Os dois aeroportos ficam afastados do centro, portanto se levarmos em conta o tempo de deslocamento e antecedência que precisamos chegar antes de embarcar, vai dar uma viagem de quase 3 horas. Quase o mesmo que indo de carro, por um preço bem maior. As empresas que fazem o trajeto são Air Canada, Westjet e Pacific Coastal Airlines.

Nós chegamos em Victoria de avião, porque viemos direto de Toronto. Sem carro alugado, tínhamos 3 opções de transporte para irmos até o centro: taxi, transporte público e YYJ Airport Shuttle.

O taxi fica por volta de $60, podendo ser mais ou menos, dependendo do endereço.

Para quem quiser ir de transporte público, tem ônibus que para em frente ao terminal. A viagem demora em média 1h e custa $2.50 por pessoa (sem direito a transfer). Nesse caso é melhor comprar o passe diário com o motorista do ônibus, por $5. Consulte o site do BC Transit para pegar a rota da viagem até o seu destino.

YYJ Airport Shuttle é um serviço de transfer que leva até vários hotéis na cidade (confirme antes se o seu está na lista deles). A tarifa custa $25 por adulto ($22 cada se comprar dois) e $15 para crianças a partir de 3 anos. O Tourism Victoria nos forneceu passes para testar o shuttle e por isso usamos o serviço. Se tivéssemos que pagar não valeria a pena no nosso caso pois sairia mais caro que o taxi. Para quem está viajando sozinho ou em dupla e quer rapidez por um preço menor do que o taxi eu recomendo essa opção. O serviço foi super tranquilo e rápido.

Em Vancouver usamos o Skytrain para ir do centro ao aeroporto, quando fomos buscar o motorhome. É super fácil, basta entrar no site da Translink e planejar o trajeto.

Hidroavião

Acho que essa é a opção mais conveniente e rápida porque te leva do centro de Vancouver até o centro de Victoria em apenas 30 minutos. Como não é preciso se deslocar para o aeroporto de nenhuma das duas cidades, você economiza um tempão! É uma opção ótima para quem quer fazer um bate-volta. Mas a comodidade tem um preço salgado, o mais barato que achei foi $99 a ida de Vancouver para Victoria. A empresa que opera os hidroaviões é a Harbour Air Seaplanes (www.harbourair.com).

A Mirella do blog Mikix foi de hidroavião e voltou de ferry. Você pode ler a experiência dela nesse post aqui.

Tours Privados

Se a intenção é passar um dia em Victoria, partindo de Vancouver, sem se estressar com nada, eu sugiro fazer uma day trip com algumas das empresas de turismo da região. Listei aqui algumas delas, indicadas pelo departamento de Turismo de Victoria.


Todos os valores no post são referentes a setembro de 2017

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida no Canadá

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Moramos em Victoria por 7 meses em 2016 e fizemos essa viagem por algumas vezes. Delícia relembrar o trajeto por aqui. E por coincidência, todas as vezes ficamos no blue horizon, excelente localização e custo beneficio

  2. Ivone disse:

    Livi, boa tarde!
    Deixe-me ver se entendi sobre o pagamento do Ferry – paga-se 57,50 pelo carro e mais 17,20 por cada pessoa?

Deixe um Comentário