Dicas e verdades sobre a Black Friday no Canadá

Nos Estados Unidos a Black Friday é o dia mais movimentado do ano para o comércio. Ele acontece um dia depois do feriado de Thanksgiving americano e todas as lojas oferecem descontos incríveis. Por muitos anos os canadenses atravessaram a fronteira em busca de descontos oferecidos nos EUA porque aqui não era costume fazer Black Friday. Mas desde 2008, quando a moeda dos dois países estava praticamente 1 para 1, o comércio canadense resolveu investir pesado na Black Friday para tentar impedir os consumidores de atravessarem a fronteira. A estratégia vem dando certo, a data vem ganhando mais importância e os descontos estão ficando cada vez melhores.

Black Friday é tema de várias perguntas que recebo no blog ,então resolvi escrever esse post com algumas verdades sobre o dia e dicas para aproveitá-lo melhor. Vamos lá!

Black Friday canadense x americana

A principal dúvida das pessoas é em relação aos descontos e se são iguais ao americanos. A resposta é não. Apesar de termos bons descontos aqui, eles não iguais aos oferecidos na terra do Tio Sam.

Ah, então vale a pena sair de Toronto para fazer compras nos EUA no dia da Black Friday? Mesmo com descontos melhores, acho que não vale e vou explicar o motivo.

Primeiro tem o custo de gasolina e o tempo de deslocamento, que preciso levar em conta. Segundo, como residente, assim que voltar precisarei declarar tudo que comprei e pagarei taxas. Se ficasse mais de 24h lá, poderia trazer $200 sem pagar taxas e mais de 48h poderia trazer $800. Nesse caso precisaria contabilizar o hotel. Então, ao meu ver, não faz nenhum sentido sair daqui somente para comprar lá.

Em dias como a Black Friday, os oficiais da fronteira ficam querendo mostrar serviço e dificilmente deixam passar sem cobrar. Para quem é visitante, talvez compense. Leia mais sobre alfândega canadense aqui.

Black Friday x Boxing Day

O Boxing Day acontece no dia 26/12 e é quando os comerciantes canadenses liquidam o resto do estoque que não foi vendido no Natal. Em minha opinião, os descontos do Boxing Day são bem melhores do que os de Black Friday. Porém, não há a mesma variedade de coisas que encontramos em novembro.

Vá ao shopping na quarta ou quinta feira

Essa é a melhor dica que eu posso dar se o seu objetivo é comprar roupas e sapatos. As lojas começam a se preparar para a Black Friday alguns dias antes e se você for na quarta ou quinta provavelmente encontrará os mesmos descontos, enfrentará menos fila e terá mais opções de tamanho para escolher. Eu faço isso TODOS os anos e sempre dá certo. Confesso que não suporto enfrentar filas, multidões e nem brigar por vagas no estacionamento. Claro que algumas ofertas ficam reservadas para a sexta mas mesmo prefiro ir antes.

Assine as Newsletters das suas lojas favoritas

Para saber exatamente o que cada loja vai oferecer e até receber algum cupom de desconto especial, sugiro assinar as newsletters das suas lojas favoritas. Assim dá para se planejar melhor e até avaliar se vale a pena ou não comprar tal coisa.

Faça compras online

Muitos lugares oferecem o mesmo desconto online e na loja física, então não vejo motivo nenhum para enfrentar filas se posso fazer compras sentada no meu sofá. Os descontos geralmente começam a valer logo após a meia noite de quinta-feira. Se você ainda não se registrou na loja, faça isso antes para não perder tempo.

Infelizmente esse ano o correio canadense está num regime de greve rotativa e as compras vão demorar mais para chegar.

Black Friday

Pesquise os preços

Se você tem itens caros na sua lista, é fundamental monitorar os preços. Algumas lojas aumentam o preço antes de aplicar o desconto e no fim das contas fica igual ao que era antes. E como as pessoas estão alucinadas, acabam comprando, achando que estão fazendo um bom negócio. Eu já trabalhei na Best Buy e eles faziam exatamente isso, fica a dica!

Também vale a pena dar uma olhadinha nos panfletos promocionais, que saem dias antes, e comparar os preços em várias lojas. Algumas batem o preço da concorrência então é importante saber o que os outros estão oferecendo. Baixe o aplicativo Flipp, que reúne vários panfletos.

Cuidado com a propaganda enganosa

Uma coisa que eu detesto e que é super comum quando o assunto é eletrônicos é ter uma quantidade ridícula por loja do item em promoção. Os panfletos anunciam o desconto em letras garrafais mas quando olhamos com carinho percebemos a observação de que só tem 5 por loja (ou até menos). É quase impossível comprar essas coisas, a menos que você se disponha a dormir na porta da loja e sair no tapa com outras pessoas na hora que ela abrir. Tô fora desses descontos. Não perco meu tempo com isso.

Informe-se sobre a política de troca e devolução

Verifique a política de troca e devolução para o Black Friday. Alguns locais estipulam que todas as vendas serão Final Sale, ou seja, não aceitam troca ou devolução. Quando a loja oferece uma política mais flexível podemos aproveitar o desconto mesmo quando não encontramos a numeração do item que queremos. Basta esperar uns dias para que eles reponham o estoque e trocar o tamanho.

E vocês, tem mais dicas para aproveitar a Black Friday canadense?


Leia também

Quanto pagamos de taxas nas compras no Canadá

Como receber compras feitas pela internet se você não possui endereço no Canadá

Onde pegar cupons para economizar nas compras no Canadá

Fazendo compras online com segurança

15 lojas que recomendo em Toronto para quem quer economizar

12 maneiras de economizar em Toronto

60 locais que oferecem descontos para estudantes no Canadá

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

Deixe um Comentário