Dicas para planejar uma viagem para as Montanhas Rochosas canadenses

Se você começou a planejar uma viagem pelas Montanhas Rochosas canadenses, certamente está cheio de dúvidas como: qual a melhor época para ir, o que levar na mala, quanto tempo ficar, etc.

Nesse post respondo as dúvidas mais comuns que recebo no blog.

Quando é a melhor época do ano para visitar as Montanhas Rochosas?

Não há uma resposta correta para essa pergunta. As Montanhas Rochosas são um destino para qualquer época do ano, com paisagens espetaculares em todas as estações. A melhor época para ir vai depender do tipo de viagem que cada pessoa pretende fazer.

O clima de inverno nas montanhas vai de novembro a meados de abril. Nessa época tem muita neve, lagos congelados, festivais de inverno e atividades relacionadas, como esquiar e snowboarding. Os meses de janeiro e fevereiro são os mais frios. Considere que algumas estradas ficam fechadas e não será possível ver tudo. A estrada de acesso ao Moraine Lake, por exemplo, fica fechada de outubro à maio. As condições das estradas ficam disponíveis nesses links: Banff, Jasper e Yoho. Veja também um mapa de todas as estradas em Alberta. e British Columbia.

A primavera é uma época de transição. Não tem mais atividades de inverno e o clima, apesar de frio, é mais ameno. Nesse período, a maioria dos lagos ainda não estão completamente descongelados. Isso só vai acontecer lá par o fim de maio ou início de junho. A vantagem de ir nessa época é que o preço dos hotéis é bem mais barato. Os campings abrem no fim de maio.

Se sua intenção é ver os lagos com a cor azul turquesa, então a época certa para ir é entre junho e meados de outubro. Também nessa época, as atrações pagas abrem para a temporada de verão.

Junho é um ótimo mês para ver animais porque o clima ainda não está tão quente. Outra vantagem é que ainda não é muvucado como em julho e agosto. As duas vezes que fui, nós chegamos na última semana de junho e foi perfeito.

Julho e agosto são os meses mais quentes e recebem um grande número de visitantes.

Setembro e outubro a temperatura começa a cair e as folhas mudam rapidamente de cor. O volume de visitantes é bem menor do que no verão. A maioria das atrações ainda estão abertas.

Outro ponto importante a considerar é que no inverno os dias são mais curtos e no verão mais longos. Dezembro é o mês com dias mais curtos, média de 7,8h de luz e junho tem os dias mais longos, média de 16,5h de luz.

Agora que você já sabe o que esperar, pode decidir qual a melhor época para visitar.

Que tipo de roupa levar numa viagem para as Montanhas Rochosas

O tempo no Canadá varia drasticamente, especialmente de um lugar para outro. Por exemplo, na primavera se você sair de Vancouver em direção as rochosas ou vice-versa, vai ver flores começando a desabrochar de um lado e regiões congeladas cobertas de neve, do outro.

Se você estiver visitando entre novembro e abril, é obrigatório ter roupas de inverno adequadas, incluindo botas, uma jaqueta de inverno com isolamento, luvas e um chapéu quente. Veja dicas de como se vestir para o inverno.

Durante o resto do ano, pode haver grandes variações nas condições e temperaturas. Esteja preparado com várias opções de roupas. Mesmo no verão, recomendo levar um casaco, suéter, calça de moleton, ou similar, e pijamas de inverno. À noite a temperatura cai bastante, especialmente nas regiões mais altas. Só para ter uma ideia, Banff está a 1383m acima do nível do mar. Esteja preparado para enfrentar quedas bruscas de temperatura durante o dia e até mesmo neve. Não é comum nevar em julho e agosto mas já aconteceu.

Para mais informações, consulte nosso post sobre o clima no Canadá e veja dicas de aplicativos para acompanhar a previsão do tempo.

Outros items importantes para levar ou comprar lá:

  • Repelente
  • Protetor solar
  • Hidratante labial
  • Roupas de banho (mesmo no inverno é possível tomar banho nas piscinas dos hotéis e fontes termais)
  • Mochila
  • Bear spray, se for fazer hiking
  • adaptador de tomada, que são diferentes das brasileiras (voltagem é 120V).

Padrão de tomada canadense

O que vai na sua mala vai depender da época do ano, a duração da sua estadia e as atividades que você pretende participar.

Quanto tempo ficar nas Montanhas Rochosas

Recomendo no mínimo uma semana para ter uma ideia do que as montanhas têm a oferecer. Especialmente se você pretende conhecer vários lugares, como Banff e Jasper.

É preciso levar em conta o tamanho dessas áreas e o tempo envolvido na locomoção. Se você estiver viajando de motorhome, leve em conta que perderá metade do dia para retirá-lo e algumas horas na devolução.

Se pretende ficar apenas em Banff, 3 a 4 dias. Porém, se você planeja fazer muitos passeios diferentes e adicionar atividades como hiking, vai precisar de mais tempo. Veja o roteiro que fizemos em Banff e Jasper.

De 10 à 14 dias seria ideal para apreciar as coisas sem pressa e incluir no roteiro os parques de Yoho, Kootenay e a região de Kananaskis Country. Ou ainda Calgary e Drumheller, como fizemos.

Para dirigir de Banff a Vancouver, são cerca de 850 km e um mínimo de 9 horas de viagem. Porém se pararmos para apreciar as atrações pelo caminho, a viagem será bem mais longa. Veja o nosso roteiro de Victoria até Banff.

Como se locomover nas Montanhas Rochosas

Alugar um carro, ou motorhome, são as opções mais populares, pois proporciona a maior flexibilidade. As estradas são ótimas, bem sinalizadas e fáceis de navegar. Exceto na temporada de inverno. Veja dicas de como dirigir no inverno.

Você pode alugar um carro nos aeroportos de Vancouver ou Banff. O melhor é fazer a reserva com antecedência e verificar todas as condições do contrato, incluindo a cobertura de seguro, se tem quilometragem ilimitada e a política de devolução. Se te oferecerem um adicional por dia para te isentar de pagar franquia se houver fissuras no pára-brisa, aceite. Tem muita pedrinha na região e é muito comum bater no vidro dos carros. Aconteceu com a gente, na primeira vez que fomos.

Algumas locadoras impõem restrições que podem anular o seu seguro, como dirigir em estradas não pavimentadas ou levar o veículo para os EUA. Para cruzar a fronteira de um país para o outro é preciso pagar uma taxa extra.

Existem também locadoras de motorhome. As maiores são Canadream e  Cruise Canada. As regras são similares as do aluguel de carro, mais algumas coisas específicas de motorhome. Nesse post mostramos o valor que pagamos pelo aluguel do motorhome. As vezes encontramos uma boa promoção e o valor cai bastante, mas sobre isso aqui.

Se você não quiser dirigir, pode ir de ônibus ou trem até Banff e ao chegar lá, reservar um passeio ou excursões para comhecer as atrações. Dentro da cidade de Banff tem transporte público e alguns shuttles que te levam gratuitamente para atrações próximas, incluindo Lake Louise e Jonhston Canyon.

Para mais informações sobre transporte público em Banff, consulte esse link.

Estacionamento nas rochosas

Na alta estação (final de junho a agosto) o volume de turistas é alto e encontrar estacionamento em Banff, Lake Louise e Moraine Lake pode ser complicado, especialmente para quem está com um motorhome.

Na cidade de Banff o estacionamento é gratuito porém existem limites de tempo e não é permitido deixar o carro ou motorhome pernoitar na rua. Sujeito a multa de $50-$55 por infração. Consulte o site Banff Parking para ver os locais específicos para estacionar na cidade, de acordo com o tipo de veículo, e o tempo máximo permitido.
Para ver outras opções de estacionamento dentro do parque nacional de Banff clique aqui.

No Lake Louise, há 3 estacionamentos, um perto do lago, outro no centrl de visitantes e um no Lake Louise Gondola. Há um shuttle gratuito para levar quem para nesse último até o lago.

Na estrada existem várias áreas onde podemos parar para apreciar a paisagem e depois seguir viagem. Nas atrações mais famosas como Peyto Lake e Columbia Icefields há um estacionamento enorme.

Vale lembrar que apesar do estacionamento ser gratuito em todo o parque, não é permitido pernoitar com o motorhome em nenhum deles, nem deixar o carro. Se estiver de motorhome só é permitido pernoitar nos campings.

Regras de transito

No Canadá, cada província tem regras específicas de trânsito. Leia esse post sobre dirigir no Canadá para entender algumas regras gerais e ver o link específico sobre as leis de cada província.

Melhor cidade para ficar

Se você ficar em Banff, dá para explorar a cidade e fazer passeios bate-volta para Lake Louise, Lake Moraine, Johnston Canyon, Lake Minewanka, Yoho e extremo sul da Icefields Parkway, entre outros.

Outra opção para quem vai fazer esses passeios é ficar na cidade de Canmore. Não é nos parques nacionais, mas fica a apenas 15 minutos a leste da cidade de Banff.

Se você planeja passar um tempo em Banff e Jasper, é melhor reservar acomodações em ambos os lugares. O tempo de condução da cidade de Banff para Jasper é de aproximadamente 3,5 horas em cada direção. Uma viagem de ida e volta no mesmo dia, entre as duas, não lhe daria tempo suficiente para ver todas as atrações incríveis ao longo da Icefields Parkway.

Leia mais sobre as atrações na Icefields Parkway, considerada uma das estradas mais lindas do mundo!

Tipos de acomodação

Não faltam opções de acomodação na área de Banff e Canmore. Tem para todos os gostos e bolsos, do albergue ao castelo.

Em Jasper é um pouco mais limitado e em Lake Louise as opções são escassas em comparação com as duas primeiras.

Em períodos de pico de demanda, o alojamento em todas essas áreas precisa ser reservado com meses de antecedência. Se você deixar sua reserva para última hora, pode ser difícil encontrar um quarto ou então vai pagar preços exorbitantes.

Consulte preços de acomodação e faça sua reserva através do Booking.com, o site oferece um comparativo de preços e a vantagem de poder cancelar sem pagar multa.

Se você planeja acampar, faça sua reserva no site Parks Canadá. Vale lembrar que nem todos os acampamentos podem ser reservados. Alguns locais operam por ordem de chegada. Veja aqui os campings que ficamos.

Se for esse o caso, ou você não conseguir reservar, não se desespere. Dentro dos parques nacionais há áreas para overflow, geralmente nos próprios campings. Quando você chegar na portaria, se não tiver vaga, você será direcionado para esses locais.

Em campings sem funcionários, há uma caixa onde você preenche um formulário, deixa a tarifa num envelope e coloca o papel no vidro do carro. Não deixe de pagar porque se o ranger passar, vai aplicar multa. Nós ficamos no overflow no Yoho National Park.

A época para acampar é de final de maio a início de outubro, fora desse período há muito poucas opções de acampamento. Os únicos locais onde é permitido fazer free camping dentro dos parques de Banff e Jasper é no Columbia Icefields e Saskatchewan River Crossing (mediante permissão em ambos os locais).

Passes obrigatórios para visitar os parques nacionais do Canadá

Para visitar os parques nacionais canadenses, num veículo próprio ou alugado, é preciso ter um passe, que pode ser diário ou anual. Se estiver num ônibus ou trem, fica dispensando da taxa.

Você pode comprar um passe de um dia (day pass) nas portarias dos parques ou em centros de visitantes dentro dos parques. Se você pretende visitar vários parques nacionais do Canadá, ou passar mais do que alguns dias, sai mais vantagem comprar um passe anual (Parks Canada Discovery Pass).

Foto divulgação Parks Canada

Com ele, você pode visitar mais de 100 parques nacionais, áreas de conservação marinha e locais históricos em todo o Canadá.

Os valores dos passes, em 2019, são:
Diário – Adultos $9.80, idosos $8.30, gratuito para menores de 18 anos, família/ grupo de até 7 pessoas no mesmo veículo $19.60
Anual – adultos $67.70, idosos $57.90, família/ grupo de até 7 pessoas no mesmo veículo $136.40

Para uma viagem de 7 dias ou mais, o passe é mais vantajoso.

Muita gente confunde e acha que os passes dão direito a acampar gratuitamente, mas eles servem apenas para ter acesso aos parques. A taxa para acampar é paga separadamente e vai de acordo com o camping e as ameninades disponíveis. A reserva no camping não dá direito a entrada gratuita nos parques nacionais. Se você vai acampar, também precisa do passe (diário ou anual)..

Se você planeja pescar, também é preciso adquirir um passe especial, nos centros de visitantes ou portaria dos parques.

Veja a lista completa de taxas cobradas nos parques de Alberta

Impostos cobrados nas montanhas rochosas

No Canadá, pagamos os seguintes impostos sobre a compra de bens, serviços utilizados, atrações e acomodações:

GST – imposto federal de 5%

PST – imposto provincial. Em Alberta não tem essa taxa mas em British Columbia ela é 7%. Essa taxa varia de acordo com a província.

Leia mais sobre as taxas no Canadá. Se for alugar um motorhome, vai pagar menos taxa em Calgary do que em Vancouver.

Além dos mencionados acima, também temos esses nas rochosas:

Provincial Room Tax – Em British Columbia a Taxas de acomodação é 8%. Alberta não cobra essa taxa.

Municipal And Regional District Tax (MRDT) – taxa de turismo. Em Alberta é 4% e em BC é 2%. Geralmente ela é adicionada na conta do hotel.

Destination Marketing Fee (DMF) – outra taxa de turismo, cobrada em algumas áreas, também na conta do hotel. Alguns hotéis em Vancouver cobram 1,5% DMF. Calgary, Edmonton e Canmore cobram 3% DMF, Jasper e Banff cobram 2%.

Daily Resort Fee – cobradas em alguns hotéis e pode chegar a $15 por noite. Verifique antes de reservar o seu quarto se o hotel cobra essa taxa, assim não haverá surpresas.

Seguro de viagem

Acho que nem preciso dizer que o custo de tratamento médico no Canadá é alto, principalmente se for de emergência. Então compre um seguro de viagem e viaje teanquilo. Faça cotação na Real Seguros Seguros, que tem um comparativo de várias seguradoras.

Fusos horários do Canadá

O Canadá possui 6 fusos horários diferentes, de leste a oeste. Se a sua visita for focada nos Parques Nacionais Jasper, Banff, Yoho e Kootenay, você só terá que se preocupar com o fuso chamado Mountain Standard Time. Toda a província de Alberta e uma pequena porção da província de British Columbia está nesse fuso horário.

Oeste das montanhas rochosas é o fuso horário do Pacific Standard Time, que é 1h a menos do que em Alberta. Tenha isso em mente quando viajar. Você perderá ou ganhará uma hora, dependendo da direção da viagem entre os dois fusos horários.

Se você estiver dirigindo, há sinais marcando a mudança de horário em ambas as direções. Na rodovia TransCanada a mudança ocorre no leste do Rogers Pass. Na Rodovia Yellowhead, a mudança de horário ocorre na fronteira oeste do Parque Nacional de Jasper.

A maioria do Canadá pratica o horário de verão do início de março até o final do outono/ início de novembro. Durante o horário de verão o Mountain Standard Time é 3h a menos do que Brasília. No resto do ano a diferença de horário é de 5h a menos do que Brasília.

Bebidas alcoólicas

A idade legal para beber não é a mesma em todo o Canadá, é definida por cada província. Em Alberta, é 18 anos, mas em British Columbia é 19. Isso é para consumir e comprar álcool.

Dentro dos parques nacionais há períodos que não é permitido beber, como em feriadões, por exemplo. Eles fazem um “ban” e não é permitido nem carregar álcool nessas datas. Você será avisado na entrada do parque ou camping.

Celular e Wi-Fi no Canadá e as montanhas rochosas

Não espere muito da recepção do telefone celular nos parques de Banff e Jasper. Geralmente só funciona bem, perto das cidades.
Na Icefields Parkway fiquei sem sinal inúmeras vezes.

Se quiser sair do Brasil com um chip de celular, a EasySim4U entrega. Se preferir comprar seu chip quando chegar aqui, leia sobre as operadoras de celular no Canadá e como encontrar os melhores planos.

Outras dúvidas

Se você tiver outras dúvidas que não foram abordadas nesse post, deixe uma mensagem aí embaixo.

Para ler todos os posts sobre as Montanhas Rochosas e atrações clique aqui.

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Emiliano Mazzetto disse:

    Ótimo post! Indico para acampar em Banff, fique em Table Mountain Campground (Parks Canada), ótima estrutura e ônibus gratis para cidade.

  2. Gabrielle disse:

    Muito bom o post! Super completo, parabéns!

Deixe um Comentário