Viajando pelas estradas canadenses

A convite de uma querida amiga que mora em Quebec City, tomamos coragem, colocamos as meninas no carro e pegamos a estrada para visitá-la.

Decidimos dividir a viagem para não ficar cansativa. Bem, na verdade foi mais por medo das meninas surtarem, afinal são uns 800km daqui para lá e elas nunca encararam uma viagem de carro tão longa. Escolhemos parar em Ottawa que está mais ou menos no meio do caminho. Com essa parada a viagem aumentou em 100km mas valeu a pena! Na volta viemos direto, foram quase 12 horas de viagem por causa das paradas.

A viagem de carro foi muito mais tranquila do que esperávamos. Levei vários DVDs, brinquedos, lanchinhos, água e janta (as meninas não comem em restaurantes fast food). Elas assistiram filmes a viagem inteira e Sophia ainda dormiu um pouco. Um conselho para quem viaja de carro com crianças: compre um suporte para o pescoço. Todas as vezes que a Sophia dormiu a cabeça dela ficou caindo para frente e eu, que estava sentada atrás, fiquei segurando. Uma amiga me indicou um da Amazon, o Brica Koosh’N Infant Neck Support, acho que vou comprar para as próximas viagens.

Fizemos vários “pipi stops”, aproveitando para esticar as pernas e fazer um lanchinho nos maravilhosos postos de apoio de Ontario, os Onroute. Os postos foram reformados recentemente e possuem uma super infraestrutura, muito além do tradicional posto de gasolina.

São todos iguais, exceto pelas lojas e restaurantes que mudam um pouco de um para o outro. A loja de conveniência e o Tim Hortons, que serve o cafezinho preferido dos canadenses, estão em todos os centros. Na loja de conveniência vende de tudo um pouco. Lanchinhos, souvenirs, quit de primeiros socorros, pequenas embalagens de salada/frutas/verduras cruas, cereal, sopa instantânea e até leite ou achocolatado em embalagens de 250 e 500 ml. No cantinho, perto do caixa, um microondas para você esquentar ou preparar alguma coisa que comprou na loja. Para quem viaja com crianças é perfeito!

Quem para nos postos pode desfrutar de internet sem fio gratuita por uma hora, se quiser mais tempo paga. Os banheiros são limpíssimos e possuem trocador de fraldas. Do lado de fora tem uma área exclusiva para os cachorros relaxarem. Eles pensam em tudo!

Alguns postos de apoio possuem um centro de informações turísticas, onde você pode pegar mapas e panfletos informativos sobre toda a província de Ontario, tudo free. Os postos de apoio da província de Ontario estão sendo todos modernizados com esse design Eco-friendly. No trecho entre Toronto e a divisa com a província de Quebec praticamente todos já são assim. No trecho Toronto-Detroit alguns também já foram modernizados. Os outros postos de apoio são ok e serão modernizados em breve. Ah e tem um posto a cada 70-80 km e placas de sinalização avisando a distância que falta para o próximo.

Na província de Quebec alguns centros também são tão modernos quanto esses. Na volta paramos em um próximo da cidade de Drummondville que tinha até parquinho para as crianças. A única coisa que não gostei foi a falta de um trocador no banheiro.

Sobre as auto-estradas, não há o reclamar. Tudo muito bem sinalizado, asfalto novinho (nem tanto na região de Montreal), acostamento largo e ilha dividindo os dois sentidos (em alguns trechos a “ilha” é  uma floresta). Próximo às grandes cidades a auto-estrada fica mais larga, com 3-4 pistas ou mais em cada sentido.

E você, já viajou de carro com crianças? Qual a sua experiência?

No próximo post conto um pouco sobre Ottawa, a capital canadense.

Fotos divulgação Ministry of Transportation Ontario, exceto a última.

Posts Relacionados:

Livi

Baiana expatriada em Toronto. Adora escrever sobre suas viagens em família e experiência de vida em Toronto

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. lucivania disse:

    Oi amiga tudo funciona tao bem por isso ja teho planos oara conhecer tambem.obrigada beijos todos.

  2. Janaliz disse:

    Pi Livi, muito legal seu post, fizemos essa viagem com o Gui qdo ele tinha dois anos, diferenca que foi bem no mes de fevereiro…buaaaa. Imagine.

  3. Edna disse:

    Amiga, amei as dicas! Bjinho!

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.